Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Conheça seis lojas de plantas em SP que valem como um passeio

A Botanista é uma mistura de loja de arte e plantas, café e bar: um achado - Divulgação
A Botanista é uma mistura de loja de arte e plantas, café e bar: um achado Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Do UOL, em São Paulo

23/08/2017 19h17

Endereços que vão além do comércio de espécies vegetais ajudam a desmistificar a ideia de que cuidar das plantas é difícil. Na capital paulista, floriculturas e lojas cada vez mais diversificadas estão atraindo clientes que, entre um passeio e outro, acabam levando uma planta para casa. Esse contato com o verde pode ser um alívio para uma rotina estressante. "Elas trazem uma memória afetiva, das moradas de nossos avós", diz Elissa Rocabado, uma das sócias da Botanista, espaço dedicado ao universo botânico aberto no mês passado próximo ao Largo da Batata, na zona oeste. Conheça, a seguir, seis lojas em São Paulo para comprar plantas e passear.

Botanista

Botanista - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Faz um certo tempo que a botânica é parte da rotina da ilustradora Elissa Rocabado, que já trabalhou com estamparia e tem uma carreira como tatuadora especializada no tema. Ao lado das sócias Nubia Lima e Renata Canin, ela abriu um espaço dedicado ao universo botânico de uma maneira mais ampla. Mistura de loja de arte e plantas, café e bar, a Botanista é um achado para quem curte plantinhas. 


Endereço: Rua Amaro Cavalheiro, 138, Pinheiros.
Funcionamento: Quintas e sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 18h.
Saiba mais aqui.

FLO Atelier Botânico

FLO - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Carol Nóbrega e Antônio Jotta acabam de inaugurar a primeira "general store" de seu ateliê botânico na Vila Madalena. Inspirada em espaços híbridos que vêm ganhando força principalmente na Califórnia, a nova loja vende produtos que dialogam com o universo botânico, como uma cuidadosa seleção de minerais, cosméticos naturais, ferramentas de design, acessórios de mixologia e até gins especiais. Em meio a arranjos de flores prontos para levar, aproveite para tomar um drinque.

Endereço: Rua Delfina, 115, Vila Madalena.
Funcionamento: Terça a sábado, das 10h30 às 19h.
Saiba mais aqui.

Jardin do Centro + Quintal do Centro

Jardin - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
A loja tem plantas em vasos, objetos variados e até uma máquina de escrever à disposição dos clientes mais inspirados. No ambiente ao lado, um café decorado com espécies vegetais de todos os tamanhos e preços. O casal de proprietários, Ina e Jean Manuel, acaba de inaugurar no mesmo bairro o Quintal do Centro, ainda em esquema de "soft opening", que tem a proposta de difundir a jardinagem e trabalhar com valores acessíveis. Suculentas custam a partir de R$ 4.

Endereço: Jardin do Centro. Rua General Jardim, 490, Vila Buarque.
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 19h (cafeteria) e das 12h às 19h (loja).
Saiba mais aqui e aqui.

Endereço: Quintal do Centro. Rua Barão de Tatuí, 95, Vila Buarque.
Funcionamento: Segunda a sábado, das 10h às 17h.
Saiba mais aqui.

Selvvva

Selvvva - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
A poucos passos do Quintal do Centro está a nova loja da Selvvva, que acaba de mudar de endereço. A festa de inauguração é no dia 16 de setembro, mas as arquitetas Denise Yui e Julia Rettmann já estão de portas abertas no térreo do edifício Vancouver. A novidade é que elas dividem espaço com a Escola de Botânica. Além de muitas plantas, espere encontrar vasos e suportes com design contemporâneo desenvolvido pelas sócias.

Endereço: Avenida Angélica, 501, Santa Cecília.
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às19h; sábado, das 11h às 18h.
Saiba mais aqui.

Amapá Flowershop

Amapá - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
A loja abre apenas às sextas, das 14h às 19h, quando Kika e Nina Levy, mãe e filha, recebem os clientes, que podem escolher, além de arranjos florais e vasos, entre aromatizadores, aventais, cadernos e fitas adesivas com estampas botânicas. O agito maior está programado para o início da primavera: a partir de 22 de setembro, a loja vai receber projetos musicais, além de bebidas e comidinhas, para um happy hour às sextas.

Endereço: Rua Padre Artur Somensi, 85, Vila Madalena.
Funcionamento: Sexta, das 14 às 19h.
Saiba mais aqui.

A Bela do Dia

bela - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O forte da floricultura são os arranjos florais entregues de bicicleta. O cliente pode fazer uma assinatura do serviço ou, então, escolher uma combinação direto no atelier, que pode levar espécies como frésia, junco de cabeça, esporinha e ranúnculo. Escolhido o buquê, dá para estender o passeio e tomar um café da manhã logo ao lado, na P.A.O. (padaria artesanal orgânica), instalada no número 1039 da mesma rua, em Pinheiros.

Endereço: Rua Mourato Coelho, 1003, Pinheiros.
Funcionamento: Segundas, das 10h às 17h30; terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 16h.
Saiba mais aqui.

Conheça mais sobre Urban Taste em @urbantasteuol

Cultura e lazer