Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

De mural de chiclete a tênis na fiação: conheça 7 ruas curiosas pelo mundo

Lombard Street é famosa como a rua "mais torta do mundo" - David Yu/Flickr/Creative Commons
Lombard Street é famosa como a rua "mais torta do mundo" Imagem: David Yu/Flickr/Creative Commons

Adriana Terra

Colaboração para o UOL

27/10/2017 04h00

Existem muitas ruas curiosas ao redor do mundo, vias que chamam a atenção seja por peculiaridades geográficas, por projetos de arte realizados nelas ou mesmo por seu desenvolvimento incomum no cenário urbano.

Abaixo, listamos sete ruas que atraem diariamente viajantes em diversos países. Tem de via onde se pode ouvir o som de mais de 50 espécies de pássaros, na Austrália, a uma passagem cujas paredes são cobertas por chicletes, na Califórnia.

Lombard Street (EUA): A rua das curvas

Lombard Street - Man77/Wikicommons  - Man77/Wikicommons
Imagem: Man77/Wikicommons

É um ícone de São Francisco, conhecida como a via "mais torta do mundo": suas curvas são rodeadas por flores e pelas casas estilo vitoriano que são cartão postal da cidade californiana. A parte sinuosa da rua fica entre as vias Jones Street e Hyde Street e está sempre lotada de turistas tirando fotos. Se for visitá-la, vale dar um pulo no San Francisco Art Institute que fica pertinho, além das vizinhanças de Chinatown e Fisherman’s Warf.

Angel Place (Austrália): A rua dos pássaros

"Forgotten Songs" na Angel Place  - Setimmp/Wikicommons  - Setimmp/Wikicommons
Imagem: Setimmp/Wikicommons

Essa rua na cidade de Sydney recebe, de forma permanente desde 2012, a instalação pública "Forgotten Songs", que consiste em gaiolas aéreas vazias que cobrem parte da via, emitindo sons de diversas espécies de pássaros que um dia viveram na cidade. O projeto é de Michael Thomas Hill e surpreende quem visita a cidade e passa, desavisado, pela rua.

Maeklong Market Rail (Tailândia): Um mercado nos trilhos

Maeklong - Oriental Scape/Divulgação - Oriental Scape/Divulgação
Imagem: Oriental Scape/Divulgação

Trata-se de um longo mercado de rua tailandês, próximo a Bangcoc, por meio do qual corre, por um espaço estreitíssimo, um trilho de trem. Basicamente o mercado acontece em volta dos trilhos. O local atrai pelos produtos que vende e também por esse desenho urbano curioso que impressiona viajantes do mundo todo: quando passa o trem, sempre tem gente fotografando ou filmando para mostrar o quão maluco é aquilo.

Hosier Lane (Austrália): A rua do grafite

A Hosier Lane australiana  - James Jardine/Flickr/Creative Commons - James Jardine/Flickr/Creative Commons
Imagem: James Jardine/Flickr/Creative Commons

Quem gosta de arte urbana tem de ir a esta rua em Melbourne, na Austrália, que é uma espécie de Beco do Batman australiano. A via é coberta de grafites de diversos estilos que vão mudando periodicamente -- tem para gostos variados. A rua fica próxima da Federation Square e também da Rutledge Lane, outra rua cheia de arte urbana. Saiba mais aqui.

Bubblegum Alley (EUA): A rua dos chicletes

A rua dos chicletes - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Essa rua é uma passagem com paredes cobertas por chicletes na cidade californiana de San Luis Obispo. O local começou a ser coberto por gomas de mascar na década de 1970 e só foi limpado duas vezes. Hoje, o que parece uma coisa nojenta virou atração turística e as paredes de tijolinhos cobertas de gomas coloridas chamam a atenção de gente de todo mundo que vai até lá e deixa sua marquinha nas paredes. Fica entre a Garden e a Broad Street, no centro da cidade.

The Norderstraße (Alemanha): A rua dos tênis na fiação

A rua forrada de tênis na Alemanha  - Jens junge/Wikicommons - Jens junge/Wikicommons
Imagem: Jens junge/Wikicommons

Se na Califórnia o hábito do grudar chiclete na parede virou uma atração turística, na Alemanha, mais especificamente na cidade de Flensburg, a prática dos tênis pendurados na fiação -- que existe em vários cantos do mundo -- tornou a rua Norderstraße notória. A origem desse hábito é incerta: há quem diga que se trata de um sinal para venda de drogas, outros de limites entre gangues, outros de pura diversão. O certo é que hoje em dia há até mesmo a expressão "shoefitti" para se referir a esta cultura.

Guoliang Tunnel (China): Túnel na montanha

O túnel chinês  - Wikicommons - Wikicommons
Imagem: Wikicommons

Trata-se de uma das vias mais perigosas do mundo. Construída na década de 1970, foi a forma encontrada por moradores para conectar a província de Henan, localizada no alto das montanhas Taihang, a outros locais -- o povoado, isolado, antes tinha de escalar uma imensa trilha para se deslocar dali. O túnel, que passa por curvas vertiginosas e tem visuais impressionantes, acabou por se tornar uma atração turística ao longo dos anos. Tem pouco mais de 1 km de extensão. O vilarejo de Guoliang fica ao norte da cidade de Zhengzhou. 

Siga Urban Taste no Instagram: @urbantasteuol

Cultura e lazer