Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Curta SP: confira 13 programas para aproveitar a semana do feriado

Adriana Terra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/11/2017 17h39

Ficar em São Paulo em semana de feriado pode ter suas vantagens: a cidade está cheia de programas bons e gratuitos. Entre esta terça-feira (14), véspera da data que marca a proclamação da República, e o 20 de novembro (segunda), Dia Nacional da Consciência Negra, a cidade abriga uma série de eventos com entrada livre -- de shows a mostras de cinema, passando por festas, slam, festival de literatura e feiras. 

Ensaio da Charanga do França (música) | Mundo Pensante | 14/nov

O ensaio da charanga (nome dado a bandas de sopro que se popularizaram em estádios de futebol e clubes carnavalescos no passado) e conhecido bloco comandado pelo saxofonista do Metá Metá, Thiago França, apresenta-se na primeira das terças-feiras gratuitas que o Mundo Pensante, casa de shows no Bixiga, promove.

Vai lá:
Quando: Terça-feira (14) às 21h30
Onde: Rua Treze de Maio, 830, Bela Vista. Tel.: 5082-2657.

Show do Aláfia (música) | Sesc Vila Mariana | 15/nov

A banda paulistana que tem raízes na poesia, no funk e no candomblé mostra seu mais recente trabalho, "São Paulo Não é Sopa, na Beirada Esquenta", na praça de eventos do Sesc Vila Mariana durante o feriado do dia 15. Com 11 integrantes, o grupo tem Xênia França, Eduardo Brechó e Jairo Pereira nos vocais.

Vai lá:
Quando: 15/11, das 16h às 19h
Onde: Rua Pelotas, 141; mais informações aqui.

Festival Mix Brasil (cinema) | Em vários locais e dias

O festival de cinema brasileiro pioneiro em promover a livre expressão da diversidade sexual e de gênero em chega à sua 25ª edição com 159 filmes e uma retrospectiva do trabalho de Gus Van Sant (de "Elefante", Palma de Ouro em Cannes), diretor que está na cidade nesta sexta-feira (17) para palestra no Centro Cultural São Paulo (inscrições aqui). Teatro e shows complementam a programação neste ano.

Vai lá:
Quando:
de 15 a 26/11
Onde: em vários locais; conheça a programação.

Memória Negra do Samba Paulista (música) | Sesc Interlagos | 15/nov

O show conta com grandes nomes do samba paulistano homenageando outros medalhões. Tem Tia Cida homenageando seu pai, Blecaute; Thobias do Vai-Vai cantando Geraldo Filme; e Duda Ribeiro interpretando o compositor Talismã. A apresentação ocorre na Praça Pau-Brasil.

Vai lá:
Quando:
15/nov (quarta-feira), das 16h às 17h
Onde: Av. Manuel Alves Soares, 1100, Parque Colonial; saiba mais.

Samba Rock em Décadas (música) | Sesc 24 de Maio | 17/nov

A programação que celebra o samba rock durante todo o mês de novembro (Salve, Samba Rock!) na nova unidade central do Sesc tem um fim de tarde de discotecagens com clássicos e raridades do ritmo, sob o comando os DJs Biló, Fox e Vivian Marques.

Vai lá:
Quando:
17/nov (sexta), a partir das 19h
Onde: Rua Dom José de Barros, 168; mais aqui.

Sófálá: Slam de Poesia (literatura) | Red Bull Station | 18/nov

A batalha de poesias que ocorre mensalmente no Red Bull Station, na praça da Bandeira, tem nessa edição participação DJ Sophia (Mulheriu Clã) e lançamento do livro "Dente de Leão", do ator, escritor e produtor Andrio Cândido. Podem se inscrever para participar da disputa quem quiser, basta chegar um pouco antes do início.

Vai lá:
Quando:
18/nov (sábado) das 16h às 19h
Onde: Praça da Bandeira, 137; mais informações aqui.

Feira Galaxya Makers (empreendedorismo) | Unibes Cultural | 18/nov

O evento organizado pelo Espaçonave tem a intenção de reunir uma galera envolvida com a economia criativa. A feira é parte do evento Galaxya LIVE (saiba mais aqui) e tem de cosméticos a objetos de barro, passando por acessórios de moda e papelaria.

Vai lá:
Quando: 18/nov (sábado), das 9h às 19h
Onde: Rua Oscar Freire, 2500; mais informações aqui.

Feira Preta (empreendedorismo) | Sesc Santo Amaro | 18 e 19/nov

Existente há 16 anos, a plataforma Feira Preta reúne empreendedores que traduzem sua identidade e cultura para produtos e serviços voltados ao mercado afro-brasileiro. Nesta edição, realizada no mês da Consciência Negra, haverá a feira oficial na Praça das Artes, com uma programação cultural extensa, e uma amostra do projeto no Sesc Santo Amaro.

Vai lá:
Quando:
 18, 19 e 20/nov (sábado, domingo e segunda), das 12h às 22h, na Praça das Artes; 18 e 19/nov (sábado e domingo), das 13h às 18h, no Sesc Santo Amaro.
Onde: Praça das Artes (Av. São João, 281); Sesc Santo Amaro (R. Amador Bueno, 505). Mais informações aqui e aqui.

"Primavera, Te amo" (festa) | Casa das Caldeiras | 19/nov

A festa de música brasileira rola neste domingo, a partir das 13h e com entrada gratuita, na Barra Funda. Participam desta edição Bloco Ritaleena, DJ Soares, entre outras atrações. O evento conta também com bazar e exposição de artes visuais.

Vai lá: Praça das Artes (Av. São João, 281); Sesc Santo Amaro (R. Amador Bueno, 505). Mais informações aqui e aqui. 
Quando: 19/nov (sábado), das 13h às 22h
Onde: Av. Francisco Matarazzo, 2000; mais informações aqui

"Robert Frank: Os Americanos, Os Livros e Os Filmes" (fotografia) | IMS

Está em cartaz de forma gratuita a mostra que apresenta uma série com 83 imagens de um dos mais importantes nomes da fotografia, fruto de uma jornada dele por terra na década de 1980 pelos EUA, feita ao longo de nove meses.

Vai lá:
Quando:
de 20/set a 30/12
Onde: Av. Paulista, 2424; mais informações aqui

Flink Sampa (literatura) | Faculdade Zumbi dos Palmares | De 16 a 18/nov

Esta edição da Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra terá vendas de livros e quadrinhos, palestras, debates, contações de histórias, exibição de curtas e atividades para crianças. Também haverá música: a Velha Guarda Musical do Vai-Vai é atração do evento. Veja a programação completa no site do evento.

Vai lá:
Quando:
de 16 (quinta) a 18/nov (sábado)
Onde: Av. Santos Dumont, 843; saiba mais aqui.

Campeonato de Pipas no Escuro | Memorial da América Latina | 19/nov

Para quem é fã de empinar pipas, ou para quem apenas gosta de admirá-las colorindo os céus: o evento Kite in Night ocorre a partir das 17h no Memorial. Há premiações e desafios, e o tema deste ano -- o evento já rolou algumas vezes -- é "Luzes de Natal".

Vai lá:
Quando: 19/nov (domingo) a partir das 17h
Onde: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda.

Rincon Sapiência (música) | Sesc Itaquera | 20/nov

 

O rapper que lançou neste ano o elogiado álbum "Galanga Livre" se apresenta no feriado do Dia Nacional da Consciência Negra na praça de eventos do Sesc Itaquera, em uma ótima oportunidade para ver o show do músico de dia e ao ar livre.

Vai lá:
Quando: 20/nov (segunda), das 16h às 17h15
Onde: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000; mais informações aqui.

Siga Urban Taste no Instagram: @urbantasteuol

Cultura e lazer