Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

De fotografia a conserto de bike: 10 oficinas para aprender algo de graça

Oficina Fotografia Popular Brasileira trabalhará técnica artesanal de impressão desenvolvida pelo artista Renan Teles  - Renan Teles/ Divulgação
Oficina Fotografia Popular Brasileira trabalhará técnica artesanal de impressão desenvolvida pelo artista Renan Teles Imagem: Renan Teles/ Divulgação

Adriana Terra

Colaboração para o UOL em São Paulo

20/02/2018 04h00

Março é o mês em que o Sesc promove a segunda edição do festA!, evento com uma série de atividades gratuitas para quem gosta de colocar a mão na massa. Aproveitando o gancho, fizemos uma seleção de oficinas tanto do festival quanto promovidas por outras instituições culturais de São Paulo para quem quer começar o ano aprendendo algo novo.

De conserto de bicicletas a fotografia de rua, passando por desenho, arte urbana, prensagem de disco de vinil, tricô, impressão artesanal e literatura, veja abaixo dez cursos e workshops com inscrições abertas -- e, o melhor, que custam só a disposição.

ARTES

Fotografia Popular Brasileira
Oficinas Oswald de Andrade

Trabalhando com uma técnica artesanal de impressão desenvolvida pelo artista Renan Teles esta oficina é boa para todos os públicos: para participar não há restrições quanto à câmera utilizada para a captação das imagens.

Quando: 1 a 22/3, quintas-feiras, das 14h às 17h
Inscrições até 22/2 por aqui
Onde: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Infos: (11) 3222-2662 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Imersão Gráfica
Oficinas Oswald de Andrade

Para quem gosta de impressão artesanal, gravura e zine, essa oficina trabalha técnicas de arte gráfica, como tipografia e xilogravura, na composição de trabalhos autorais. Ao longo do curso, os participantes poderão criar uma publicação de pequena tiragem elaborada junto ao pessoal do coletivo ocupeacidade, que coordena a oficina, e de artistas convidados (William Galdino, da carioca Oficina do Prelo, e o impressor José Carlos).

Quando: 3 a 24/3 – sábados - 14h às 18h
Inscrições até 28/2 por aqui
Onde: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Infos: (11) 3222-2662 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Fotografia de Rua: (In)Visibilidades Urbanas
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc

A ideia desse workshop é apresentar os princípios da fotografia de rua, suas possibilidades de leitura e abordagem, e também mostrar a obra de artistas que se dedicaram a registrar o espaço urbano. Conta com saída externa e é ministrada pelo fotógrafo Alexandre Urch.

Quando: 2 e 3/3 (sexta, das 14h às 18h; e sábado, das 10h às 17h)
Onde: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar 

MÃO NA MASSA

Tricô - Quem tem medo de agulha circular?
Sesc Consolação

Sempre quis aprender a tricotar mas nunca tomou coragem? Vem com a gente que a dica é boa: a oficina com Cristiane Bertoluci busca desmistificar a agulha circular para tricoteiras de todos os níveis, mostrando a praticidade de tricotar sem costura.

Quando: 2 e 3/3 (sexta, das 13h às 16h; sábado, das 10h às 13h)
Onde: r. Dr. Vila Nova, 245

Mão na Roda
CCSP

Quer dar um jeito na bike, ter mais autonomia e economizar? Essa oficina do pessoal do Ciclocidade acontece todas as terças-feiras, das 19h às 22h, no Centro Cultural São Paulo. No domingo, dia 25 de fevereiro, haverá uma edição especial temática. Para participar, é só chegar: não é preciso se inscrever nem há restrição quanto ao número de participantes.

Quando: terças-feiras, das 19h às 22h
Onde: rua Vergueiro, 1000 (a oficina ocorre próximo à Central de Informações)

Gravação de Discos Lo-Fi
Sesc Carmo

Quer ter uma ideia de como é prensar um disco de vinil? A oficina ministrada pelo produtor musical e idealizador da Vinyl Lab, Bruno Borges, o DJ Nigazz, mostra todo o processo de gravar e cortar discos na hora. Quem participa ainda leva para casa 15 compactos. Saiba o que é preciso para participar aqui. A oficina é parte do evento festA!, do Sesc.

Quando: 2/3, das 14h às 17h
Onde: Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc Carmo (rua do Carmo, 147, Sé)
Inscrições a partir das 14h de 22/2 por aqui

Marcenaria
Sesc Carmo

Já aprendeu a fazer seu vinil, agora quer aprender a construir uma estante para os discos? Essa oficina que também é parte do festA!, ministrada pelo designer Álvaro Pontes, tem esse objetivo e irá ainda mostrar como funciona uma vitrola feita artesanalmente.

Quando: 2/3, das 10h às 17h
Onde: Poupatempo Sé

LITERATURA

Criação Literária
Oficinas Oswald de Andrade

Ministrada por Ricardo Terto, autor de "Marmitas Frias" e "Narrador de Aguardentes", a oficina aborda os processos criativos a partir de experiências pessoais, buscando a partir daí compartilhar técnicas e práticas para a composição de um texto.

Quando: 28/2 a 28/3, quartas-feiras, das 18h30 às 21h30
Inscrições até 21/2 por aqui
Onde: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Infos: (11) 3222-2662 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Ilustração de Livro Infantil
Sesc Consolação

Quer saber como funciona o processo de criar narrativas e desenhar um livro infantil? O autor de "Este é o Lobo", Alexandre Rampazzo, indicado ao Prêmio Jabuti, compartilha práticas e técnicas a partir da experiência de seu trabalho.

Quando: 2/3, das 17h às 20h (retirada de senhas 30 minutos antes)
Onde: r. Dr. Vila Nova, 245
Infos: sescsp.org.br/festa

Teatro e Literatura
Oficinas Oswald de Andrade

Coordenado pela atriz Amanda Lyra, o objetivo desse curso é pesquisar a literatura como material cênico. Cada participante leva um texto de sua escolha, a partir do qual são feitos exercícios de composição de cenas, de voz e construção de possibilidades narrativas. O curso dura uma semana. Para participar, há uma análise de currículo e de carta de interesse.

Quando: 12 a 16/3, das 14h às 17h
Inscrições até 24/2 por aqui
Onde: Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
Infos: (11) 3222-2662 | oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br

Cultura e lazer