Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Um roteiro por 7 bike cafés perfeitos para um pit stop em SP

Divulgação
Imagem: Divulgação

Heinar Maracy

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2018 04h00

A lojinha de porta de correr, escura e cheirando a graxa é coisa do passado. Impulsionados pelo crescimento das ciclovias na cidade, os bike cafés vêm aumentando em número e qualidade. Lugares onde ciclistas, cicloativistas e outros entusiastas da locomoção em duas rodas podem descansar suas magrelas, consertá-las, tomar um café e comparar seu desempenho no Strava. Em alguns, dá até para almoçar e tomar banho!

Apesar do boom recente, bike cafés têm potencial para além da tendência passageira. São, principalmente, um ponto de encontro para quem leva a sério temas como sustentabilidade e melhoria do transporte. Seu público é eminentemente de ciclistas, mas alguns têm um café tão bem tirado e comidinhas tão boas que mesmo os não adeptos das bikes acabam caindo em suas graças.

Reunimos abaixo alguns dos principais estabelecimentos do gênero em São Paulo para você conhecer entre uma pedalada e outra.

Aro 27 Bike Café

Um lugar aonde você pode chegar com sua bike e comer uma empanada, ou tomar um delicioso chocolate quente enquanto ela é revisada. Boa variedade de acessórios e bikes para você conhecer e, quem sabe, sair de lá com uma. No piso superior, há uma varanda com mesas e cadeiras, o lugar perfeito para descansar da corrida.

Vai lá: Rua Eugênio de Medeiros, 445, Pinheiros
De segunda a sexta, das 11h às 20h.

Las Magrelas

O Lasmá (para os íntimos) é um bike bar pioneiro de SP (existe desde 2012) onde você pode comer um hambúrguer de primeira, incluindo uma opção vegana com shimeji muito bem recheada. Do pão ao ketchup, tudo é feito no lugar. Acompanha uma carta de cervejas que vai das marcas tradicionais às artesanais, invariavelmente trincando.

Vai lá: Rua Artur de Azevedo 922, Pinheiros
De segunda a sexta, das 12h às 22h; sábados, das 12h às 20h.

KOF - King of the Fork

O KOF vende acessórios para ciclistas, mas impossível não reparar no café. Pode ser um doppio tirado em uma La Marzocco, a mãe de todas as máquinas de expresso, um coado na Hario ou um cold brew. Imperdoável não pedir o delicioso cookie para acompanhar. Também há outros petiscos como waffles e gravlax de salmão.

Vai lá: Rua Artur de Azevedo, 1317, Pinheiros
De segunda a sábado, das 9h às 20h.

LEIA MAIS

Vélo48 Bikes & Coffee

Bike shop inaugurada em janeiro último especializada em modelos para corrida fundada pelo clube homônimo que promove treinos na USP para ciclistas de estrada e competição. Ambiente requintado e arquitetura estilosa. Na frente, fica o restaurante, atrás, uma loja de roupas e a oficina. Em um mezanino, a loja de bikes e acessórios. Cafés de várias procedências, pão de queijo canastra, tortas, pratos variados e várias opções veganas, inclusive um capuccino.

Vai lá: Rua Amauri, 311, Jardim Europa
Todos os dias, das 7h às 20h.

BBC Ciclocafé

Outro bike café recém-inaugurado. Inclui mecânica self-service, banho com toalha, armário, bike parking, restaurante e várias atividades culturais. Entre os pratos do restaurante, você encontra risoto de shitake, escondidinho de carne seca e mandioquinha, e lasanha de berinjela e abobrinha. Oferece chá gelado para quem vem de bike.

Vai lá: Rua Vergueiro, 2757, Vila Mariana
De segunda a sábado, das 7h às 22h; aos domingos, das 7h às 18h.

Velodrome

Aqui não há dúvida, a bicicleta vem em primeiro lugar com soluções tanto para o ciclista urbano de fim de semana quanto para o mountain biker. A lanchonete não fica muito atrás, com lanches veganos que somem rápido do balcão, um ótimo croc monsieur, boa carta de cervejas e até vinhos.

Vai lá: Rua Conselheiro Brotero, 744, Santa Cecília,
De segunda a sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 15h.

Musette Café

Musette é aquela sacolinha que os ciclistas usam para carregar água e provisões para um passeio longo. Vivi, a dona do Musette, é barista, o que já garante um café de primeira qualidade. Ela mesma faz os bolos e pães que acompanham, servidos com a maior simpatia. Quem chega de bike pode usufruir de um bicicletário, oficina self-service para fazer seus próprios reparos e ajustes e, é claro, várias musettes artesanais para enfeitar sua bike.

Vai lá: Rua Nova Cidade, 402, Vila Olímpia
De segunda a sexta, das 8h às 18h; aos sábados, das 9h às 14h.

Cultura e lazer