Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

13 provas de que as festas juninas são o melhor momento do ano

Getty Images
Imagem: Getty Images

Luiza Sahd

Colaboração para o Urban Taste

16/06/2018 04h00

O inverno está chegando com o frio ideal para harmonizar com as Festas Juninas. Muitos detratores do arraiá podem afirmar que as festas andam cheias de problemas (como a superlotação ou a cobrança de entrada nos eventos), mas tudo o que você precisa fazer nesse momento é tapar os ouvidos e aumentar o som da música de quadrilha.

Copa do Mundo quem? Bom mesmo é jantar pamonha bebendo cachaça quente de procedência duvidosa. Duvida? Aqui, temos provas.

1. Em que outro momento do ano (ou da vida) você, que não tem dinheiro para frequentar lugares com lareira, vai poder apreciar uma belíssima fogueira -- às vezes, alimentada com restos de móveis de madeira carcomidos?

Fogueira - Adobe Stock - Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

2. Por falar em fogos, a pessoa que não ama dar susto no amigo com biribinhas (estalinho, foguinho) já está morta por dentro e nem se deu conta.

3. Comidas feitas com milho valem mais do que o próprio peso em barras de ouro, a gente sabe.

4. Você passa a semana toda controlando a dieta na saladinha e a Festa Junina vem mostrar que não há nada de errado em comer 17 sobremesas em um só dia -- todas elas viscosas, mas gostosas.

5. O arraiá é a nossa oportunidade de meio de ano para usar fantasias e pintar a cara fora do Carnaval. Ufa!

Casal em festa junina - Gabriel Vergani / Adobe Stock - Gabriel Vergani / Adobe Stock
Imagem: Gabriel Vergani / Adobe Stock

6. O paulistano médio gasta boa parte do salário em drinques caros que acabam na privada, saindo pelo orifício que ele julgar mais cômodo. Nas Festas Juninas, o pessoal tem a oportunidade única de sentir ressaca com bebidas baratas, como vinho quente e quentão, que ninguém em sã consciência provaria em outras ocasiões.

7. Chega de Tinder, chega de Happn. Nas Festas Juninas, a boa é paquerar usando correio elegante, barraca do beijo, pagar para ir para a "cadeia" com o crush. Não tem UMA desvantagem, repara.

8. Sabe quando você vai ter paciência para fazer pinhão ou canjica em casa fora desse bonito período do ano? Nunquinha.

9. Durante junho, também nos é permitido curtir uma sofrência ao som do sertanejo publicamente sem que amigos bestas venham censurar.

10. Em que outra festa temos o duelo de titãs que é misturar espetinho de churrasco com comidas a base de amendoim? Sabe? Percebe a importância da ocasião?

Comidas de festa junina - Adobe Stock - Adobe Stock
Imagem: Adobe Stock

11. Os arraiás são as poucas ocasiões em que saímos sem pagar uma fortuna para estar em lugares fechados -- que, inclusive, podem nem ser tudo isso.

12. Onde mais os velhos, adultos e crianças se misturam graciosamente enquanto lutam para comprar uma fichinha de sanduíche de carne louca?

13. Ironicamente, o hipster clássico não vai poder usar camisa xadrez nesse tipo de rolê se não quiser parecer vestido a caráter. Se você conhecer alguma outra festa com esse poder miraculoso, avisa aí nos comentários!

Veja também:

Arraial em São Paulo: Confira 8 festas juninas que vale a pena conhecer.

Cultura e lazer