Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Dedicado às mulheres, drinque Sutileza leva graviola, capim limão e lavanda

Drinque Sutileza, do IPO Bar - Juliano Arguello / Divulgação
Drinque Sutileza, do IPO Bar Imagem: Juliano Arguello / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

14/09/2018 04h00

Longe do roteiro tradicional da coquetelaria de São Paulo, o IPO Bar, na Lapa, criou uma carta de coquetéis autorais especialmente dedicada às mulheres. Com drinques com nomes como Sutileza ou Resistência, o menu é todo inspirado na luta feminina contemporânea. "Pensamos em todo esse movimento para compor os coquetéis. A carta começa com o Aurora e termina com o Vitória, cada um com uma frase relacionada ao tema", diz o sócio e bartender da casa, Andrea Ambrosano Jr.

Um dos mais delicados, o Sutileza leva uma base de gin com graviola, sorbet de capim limão e lavanda, finalizado com uma flor de jasmim mel e casca de cacau desidratado, que eles produzem no próprio bar. Para este drinque, a frase escolhida foi "qualidade do que se faz sem alarde". "A ideia é que seja bem fresco, com um crocante em cima e o perfume da flor", conta o bartender.

Como explica Andrea, o perfil desses drinques autorais em homenagem ao público feminino é aerado e perfumado, com uma graduação alcoólica média e bastante foco em ingredientes nacionais e sazonais, como abacaxi, limão, laranja, camomila. Além dessa carta especial, há uma outra dedicada a drinques clássicos e esquecidos, como o Gimlet de 1900, com gin, cordial e limão siciliano, além de releituras nacionais, como o Rabo de Galo. "Nosso público é bem plural, então pensamos em opções que possam agradar toda essa diversidade", afirma Andrea.

Veja também:

Para petiscar, o menu enxuto divide as comidinhas principais em quatro elementos da natureza: ar, fogo, terra e água. Da água, vale provar o polvo da casa ou o tartar de atum, ou ficar com os mini burguers e o caprichado bauru, representantes do fogo. Para os vegetarianos, a pupunha grelhada, do elemento terra, é uma boa pedida.

Além destas, há sugestões para dividir, como as batatas rústicas e o já clássico dadinho de tapioca servido com geleia de pimenta.

Aprenda a fazer

Sutileza, do IPO Bar

Ingredientes:
45 ml de gin
20 ml de purê de graviola
30 ml de sorbet de capim limão
5 ml de bitter de lavanda
2,5 g de casca de cacau desidratada
Flor de jasmim mel e ramo de lavanda fresca para decorar
Pedras de gelo

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes na coqueteleira, com pedras de gelo, por 10 segundos. Coe duas vezes e sirva em uma taça previamente refrigerada. Finalize com o cacau desidratado e a flor de jasmim mel. Se não encontrar bitter de lavanda, complete o drinque com um ramo de lavanda fresca, para trazer o perfume da flor.

Vai lá

IPO Bar
Rua Mota Pais, 32, Lapa, São Paulo – SP

Cultura e lazer