Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

15 oficinas ou cursos gratuitos para fazer em outubro

Grupo Residência Dança sem Fronteiras - Divulgação
Grupo Residência Dança sem Fronteiras Imagem: Divulgação

Lilian Sobral

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

01/10/2018 04h00

Sempre é tempo de aprender algo novo. Se for de graça, então, melhor ainda. São Paulo tem fama de ser bem hostil com nosso bolso, mas faz bonito quando o assunto é conhecimento. A oferta de cursos e oficinas gratuitos na Pauliceia é grande e recheada de gente boa doando talento.

No meio de tantas opções, pincelamos algumas em diferentes áreas para dar um gosto do que vai acontecer em outubro. Olha só:

Para despertar o corpo

Yoga - Movimento Mais Flow

Sim, existe paz e respiro em São Paulo. Na oficina gratuita do Movimento Mais Flow fica fácil encontrar essa pausa na selva urbana. Até dezembro, os instrutores ajudam os participantes na execução de exercícios físicos e psicofísicos, respiratórios e meditativos, toda quinta-feira. Não precisa fazer inscrição, mas tem que levar seu próprio tapetinho (canga ou toalha também servem) e não esquecer uma garrafa com água. Como as aulas acontecem no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo (que é bem bonito, aliás), são canceladas em dias de chuva.

Vai lá:
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Quinta, das 15h às 16h30.
Mais informações no Facebook.

Oficina Mão na Roda

Quer aprender a cuidar melhor de sua magrela? Então essa oficina de manutenção e reparos de bike é feita para você! A iniciativa é do Ciclocidade, um coletivo independente de ciclistas dispostos a incentivar o uso da bike como meio de transporte. Os voluntários estão lá para ensinar os principais conceitos para aumentar ainda mais a autonomia dos ciclistas. A oficina acontece todas as terças-feiras e domingos e não é preciso se inscrever.

Vai lá:
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Terça, das 19h às 22h.
Domingo, das 14h às 18h.
Atenção: não haverá oficina dia 7 de outubro; o Centro Cultural estará fechado para o primeiro turno das eleições. Se houver segundo turno, também não haverá oficina no dia 28.
Mais informações no Facebook.

Parkour - Movimento Mais Flow

Parkour - Movimento Mais Flow - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Muros, escadarias e o que mais a paisagem urbana tiver para oferecer viram um grande parque de diversões para os praticantes desse esporte. Diego Gomes da Silva é adepto do parkour há 15 anos e divide suas habilidades de “Homem Aranha” numa oficina semanal do Movimento Mais Flow. A atividade é gratuita, mas existe uma colaboração sugerida e opcional de R$ 10 para manter o programa.

Vai lá:
Ponto de encontro: rampa de acesso do Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
O parkour vai rolar nas ruas ao redor da estação Vergueiro do metrô.
Quarta, das 15h às 17h.
Mais informações no Facebook.

Para cantar e dançar

JAM de Dança para Todos

Que tal exercitar o improviso e suas habilidades de dança em sessões abertas e livres de preconceito? É isso que os participantes da JAM de Dança para Todos encontram. A prática, conduzida pela bailarina e coreógrafa Fernanda Amaral, busca incluir pessoas com habilidades e características físicas, motoras e intelectuais diversas. A iniciativa da Cia. Dança sem Fronteiras é aberta para todas as idades e não requer prática, nem habilidade.

Vai lá:
Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Dia 27 de outubro (sábado), das 11h às 13h
Mais informações no Facebook.

Beatbox

É hipnotizante ver como os chamados “beatboxers” produzem batidas musicais de todo o tipo usando o corpo. Thiago Mautari é uma dessas feras no assunto. Por isso não dá para perder as oficinas gratuitas que ele conduz em São Paulo. Com a prática, que faz parte da cultura de rua, o praticante vai treinar ritmos e descobrir novas possibilidades do próprio corpo. Não é preciso se inscrever antes, é só chegar. Até dezembro, a programação está especial no CCSP e inclui também encontros e batalhas.

Vai lá:
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Terça, das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30.
Mais informações no Facebook.

Residência Dança sem Fronteiras

Aberta para adultos com e sem deficiência, o projeto é uma oportunidade de vivenciar o trabalho e a pesquisa da companhia. Os participantes vão treinar a técnica DanceAbility, dança-teatro e improvisação para a criar coreografias, que acolhe a diversidade dos intérpretes. Para a atividade, é necessário fazer inscrição. E quem completar 90% da residência ganha certificado.

Vai lá:
Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Dias 1, 8, 15 e 22 de outubro (segundas), das 13h30 às 16h30.
Inscrições pelo e-mail  dancasemfronteiras@gmail.com.
Mais informações no site da companhia.

Para incentivar seu lado geek

Dispositivos luminosos de super-heróis

É isso mesmo: a oficina vai ensinar os participantes a reproduzir os equipamentos que super-heróis usam para salvar o mundo. Quem vai guiar os aprendizes nessa missão é André Enokibara, que poderíamos chamar de o arquiteto oficial da Liga da Justiça.

Vai lá:
Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga
Dias 6 a 27 de outubro (sábados, exceto dia 13), das 14h às 17h.
Acima de 10 anos.
Telefone: (11) 3340-2000

Para viver uma rotina mais leve

Horta em Pequenos Espaços

Imagine só: almoço de domingo e você preparando um molho orgânico e caseiro para aquela macarronada da família. Um bom começo é aprender técnicas do cultivo orgânico de hortaliças nessa oficina do geógrafo Arpad  Spalding  Reiter. A oficina faz parte do projeto "Experimenta! – comida, saúde e cultura", que vai ocupar as unidades do Sesc em outubro.

Vai lá:
Sesc Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro
Dia 21 de outubro (domingo), das 14h às 16h.
Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência. Não recomendado para menores de 12 anos.
Telefone: (11) 5541-4000

Viva o Ciclo Vivo: Comer, Compostar, Cultivar na Cidade

Essa é mais uma atividade do Projeto "Experimenta! – comida, saúde e cultura". Nesta oficina, a ideia é aprender sobre o ciclo alimentar e conhecer práticas sustentáveis que podem entrar no nosso dia a dia.

Vai lá:
Sesc Interlagos - Avenida Manuel Alves Soares, 1100, Interlagos
Dias 20 e 21 de outubro (sábado e domingo), 11h e 15h.
É preciso fazer inscrição no site.
Telefone: (11) 5662-9500

Para empoderar mulheres

Segurança digital para mulheres: Juntas por uma cultura de segurança

A especialista em segurança digital Carla Jancz vai ensinar técnicas a partir de reflexões que vão de comercialização de dados a direitos humanos. As participantes também vão conhecer a FUXICO, projeto de rede autônoma feminista que permite a experimentação e o compartilhamento de conteúdo de segurança digital fora da internet.

Vai lá:
Sesc Santana - Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana
Dias 2 de outubro a 27 de novembro (terças-feiras), das 19h às 21h (9 encontros).
Inscrições presenciais na unidade (a partir de 14 anos).
Mais informações no site.

Oficina de Programação

Coletivo Maria Lab - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Esta é apenas uma das várias atividades que serão oferecidas dentro da Ocupação Maria Lab. O coletivo feminista foi criado em 2014 e oferece um espaço seguro para mulheres aprenderem sobre tecnologia.

Vai lá:
Sesc Santana - Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Santana
Dia 13 de outubro (sábado), das 17h às 20h.
Inscrições presenciais na unidade na unidade (a partir de 14 anos).
Mais informações no site.

Para treinar ou descobrir dons artísticos

Desenhando o Bexiga: Antes Que Acabe

Tirar fotos de São Paulo é muito bom. Imagine então como deve ser desenhar a cidade! Nesse passeio-oficina, João Galera vai guiar uma observação que sai da Avenida Paulista, vai até o Bexiga e acaba em desenho (mesmo para quem não tem experiência com isso).

Vai lá:
Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119, Bela Vista
Dia 13 de outubro (sábado), das 10h30 às 13h30.
Inscrições com meia hora de antecedência na Loja Sesc da unidade.
Telefone: (11) 3170-0800

Ponto a Ponto (bordado)

Oficina Ponto a Ponto do Museu da Imigração - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Essa oficina vai rolar num lugar diferente: um museu! O Museu da Imigração promove uma aula de bordado mensal aberta a todos os públicos. A temática muda todo mês e, em outubro, os interessados vão aprender três pontos diferentes para bordar folhas. As vagas são limitadas e é preciso fazer a inscrição.

Vai lá:
Museu da Imigração - Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca
Dia 27 de outubro, às 15h.
Inscrições gratuitas pelo e-mail:  inscricao@museudaimigracao.org.br.
Mais informações no site.

Oficina Colaborativa de Modelo Vivo

Que tal expandir suas habilidades artísticas e aprender muito sobre a beleza e diversidade do corpo humano? A parte mais legal dessa atividade, que acontece às sextas-feiras, é que os alunos se revezam entre si na hora de posar como modelo vivo. Ou seja: todos são artistas e inspiração! É aberto a todos (a partir de 16 anos) que queiram desenvolver habilidades técnicas e perceptivas em desenho expandido. Não precisa ter experiência, mas é necessário levar o próprio material de desenho. Também não precisa fazer inscrição online, mas vale chegar cedo, já que há limitação de espaço. E pode posar de roupa, se quiser.

Vai lá:
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Dias 5, 19 e 26 de outubro (sextas), das 14h30 às 16h30.
Até 60 pessoas, por ordem de chegada.
Mais informações no Facebook.

Aula aberta de Papercutting

Sabe aquele papel com um recorte tão lindo que fica parecendo a mais trabalhada das rendas? Então, nessa oficina você experimenta um pouco disso. Ariádine Menezes, que é especialista no tema, vai dar um gosto da tradicional técnica japonesa do Kiriê, e uma aula no Sesc da Avenida Paulista.

Vai lá:
Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119, Bela Vista
Dia 9 de outubro (terça-feira), das 19h às 22h
Entrega de ingressos no local, com 30 minutos de antecedência. A partir de 16 anos.
Telefone: (11) 3170-0800

Cultura e lazer