Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Inspirado nos sabores peruanos, Don Pepe combina pisco, pepino e frutas

Drinque Don Pepe, do El Balcón - Divulgação
Drinque Don Pepe, do El Balcón Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

05/10/2018 04h00

Instalado a poucos metros do restaurante La Peruana, nos Jardins, o bar El Balcón surgiu inicialmente com a ideia de acomodar os clientes que esperavam para entrar no restaurante. Porém, o sucesso dos drinques da casa, fortemente inspirados nos sabores peruanos, agradaram o público e hoje o espaço se consolida como uma opção mais descontraída para beber e petiscar.

Dentre os destaques para beber, criados pelo bartender Rolando Rojas, mais conhecido como Rolo, o coquetel Don Pepe, à base de pisco (o destilado de uvas típico do Peru), combina a refrescância do pepino japonês com maçã verde e cítricos, como laranja e limão siciliano. "Um toque de água com gás entra para trazer ainda mais frescor", diz Rolo.

O bartender, que comanda a coquetelaria da casa e também do La Peruana, inspira-se na cozinha de sua terra para suas criações, agregando também os sabores brasileiros das nossas frutas regionais. Afinal, ele veio direto de sua cidade natal, Lima, para trabalhar na casa. "Nosso foco é sempre divulgar um pouco mais a cultura peruana, mas gosto de usar as coisas típicas daqui. Já fiz drinques com jabuticaba, caju, goiaba, sempre com base de pisco. Fica muito bom", afirma ele. Além do Don Pepe, vale provar ainda o Sambito, um negroni peruano, com pisco, vermute rosso, campari, angostura e um twist de laranja.

Veja também:

A parte da gastronomia, como era de se esperar, também carrega forte sotaque do Peru. O ceviche é a estrela do cardápio, na versão clássica com peixe fresco marinado no limão, coentro, pimenta dedo-de-moça, cebola roxa e leche de tigre, mais rodelas de batatas-doce cozidas na laranja, milho verde e cancha peruana. Se a ideia é continuar nos petiscos, prove também o tartare de atum, feito com cubinhos do peixe marinados em leche de tigre cremoso de wasabi, com cebola roxa, pimenta dedo-de-moça, coentro, cebolinha, molho inglês e pimenta tabasco (acompanha chips de batata doce). Dentre os pratos quentes, a chaufa de legumes é boa pedida, com arroz oriental salteado com legumes na wok, molho shoyu, gengibre e óleo de gergelim, mais redução de tamarindo e saquê.

Aprenda a fazer

Drinque Don Pepe, do El Balcón

Ingredientes:
60 ml de pisco
15 ml de suco de limão siciliano
3 rodelas de kiuri (pepino japonês)
3 cubos de maçã verde
30 ml de suco de laranja
25 ml de xarope de açúcar
30 ml de água com gás ou a gosto
Suco de limão a gosto
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Coloque a maçã e o pepino japonês numa coqueteleira e macere. Adicione o suco de limão siciliano, o xarope de açúcar, o suco de laranja e o pisco. Mexa bem e coe duas vezes. Distribua pedras de gelo numa taça grande e coloque a bebida. Finalize com a água com gás e mexa. Acrescente gotas de limão a gosto e sirva.
Dica: para fazer o xarope de açúcar como na casa, ferva 1 litro de água e adicione 1,5 kg de açúcar. Retire do fogo, misture bem até dissolver completamente o açúcar, deixe esfriar e acondicione na geladeira até a hora de usar.

Vai lá

El Balcón, bar do La Peruana
Al. Campinas, 1333, Jardim Paulista, São Paulo – SP

Cultura e lazer