Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Licor de lichia e espumante compõem o refrescante drinque Tropical Spritz

Drinque Tropical Spritz, do Des Cucina - Gladstone Campos / Divulgação
Drinque Tropical Spritz, do Des Cucina Imagem: Gladstone Campos / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

16/11/2018 04h00

Numa rua agradável em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo, o Des Cucina aposta em uma gastronomia refinada com atenção especial para a coquetelaria. O bar da casa, comandado pelo bartender Isvaldo Alves dos Santos, conhecido como Alves, renova sua carta de drinques com frequência, apostando cada vez mais em opções autorais.

Alves desenvolveu as bebidas junto com o consultor e bartender Marcelo Serrano, um dos ases da coquetelaria em São Paulo. Dentre as sugestões criadas por Serrano, o Tropical Spritz se destaca pelo frescor. O bartender criou uma versão do Aperol Spritz italiano, porém apostando em sabores como frutas vermelhas, lichia e uma dose de gin e espumante.

Veja também:

Além do Tropical Spritz, a carta atual destaca o Xeque Mate, elaborado a quatro mãos por Alves e Serrano, feito com cachaça, licor de especiarias, chá mate, limão e gotas de Angostura, para combinar com o amargor do mate, um drinque elegante e mais seco. O Red Bourbon, outro favorito dos clientes e criado por Alves, combina cranberry, cointreau, Bourbon e um toque picante do xarope de pimenta e canela. Alves conta que se inspira na tropicalidade e nos sabores brasileiros para compor os drinques. "Temos coqueteis que levam cachaça de amburana, muitas frutas, chá mate. Fazemos até uma versão do Negroni com cumaru, uma especiaria nacional", diz. "Na hora de criar, não tem que ter medo, tem que inovar que vai dar certo", acredita Alves, que também se dedica a preparar os insumos que serão usados nos drinques, como xaropes, purês e caldas elaborados com ingredientes frescos e naturais. 

A cozinha da casa é comandada pelo chef Sérgio França, conhecido pelo seu trabalho com massas ultrafinas e delicadas, com molhos criativos que remetem à alta gastronomia. Para quem vai apenas petiscar e provar os drinques, vale começar pelos antepastos como os profiteroles com queijo brie, crocantes por fora e bem cremosos por dentro, ou ainda o mix de camarão e lula crocante. Se a ideia for beber e jantar, aposte no ravióli recheado de maçã e shimeji ao creme de gorgonzola ou ainda no magret de pato com molho de tamarindo, pistache e manjericão. De sobremesa, o semifreddo de mascarpone e farofa de pistache crocante é leve e delicado, perfeito para encerrar a refeição.

Aprenda a fazer

Tropical Spritz, do Des Cucina

Ingredientes:
40 ml de calda frutas vermelhas
20 ml de gin
20 ml de licor de lichia
50 ml de Aperol
100 ml de espumante brut
Pedras de gelo a gosto
Rodelas de laranja e folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:
Coloque numa coqueteleira a calda de frutas vermelhas com o gin, o licor de lichia e o Aperol. Mexa bem com uma colher de cabo longo, do tipo bailarina. Coe, coloque numa taça de vinho bojuda, acrescente o espumante e gelo a gosto. Decore com uma rodela de laranja e um ramo pequeno de hortelã fresca.
Dica: para fazer a calda de frutas vermelhas, bata no liquidificador frutas vermelhas sortidas com um mínimo de água e utilize no drinque.

Vai lá

Des Cucina
Rua Desembargador do Vale, 233, Perdizes, São Paulo – SP 

Cultura e lazer