Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Com inspiração asiática, drinque Mr. Osborne leva brandy e óleo de gergelim

Drinque Mr. Osborne, do Tan Tan Noodle Bar - Thaina Rossati / Divulgação
Drinque Mr. Osborne, do Tan Tan Noodle Bar Imagem: Thaina Rossati / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

11/01/2019 04h00

O Tan Tan Noodle Bar, em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, é conhecido pelas longas filas de frequentadores em busca das tigelas fumegantes de lámen e outros pratos servidos ali, de inspiração oriental. Agora, com o espaço renovado e o dobro de tamanho, a casa aposta cada vez mais em sua vocação de bar, com uma carta nova que privilegia os drinques autorais elaborados a quatro mãos pelo chef Thiago Bañares e o barman Douglas Peres.

"A ideia é fazer uma carta muito conceitual. A gente traz muita inspiração da cozinha, como o óleo de gergelim, ou o katsuobushi, flocos de peixe comuns nos pratos asiáticos", diz Douglas, que pilota o bar da casa. Dentre as novidades, há oito drinques autorais em que o bartender brinca com texturas e sabores, sempre remetendo ao estilo culinário praticado do Tan Tan. "Uso água de flor de laranjeira, xarope de azeitona, gosto de trazer esses itens para sair do comum", afirma ele.

Um dos coquetéis emblemáticos dessa nova fase é o Mr Osborne, com brandy de jerez infusionado com óleo de gergelim torrado, aperol, amaro, vermute dry e bitter de laranja. Outro destaque que merece o gole é o Yoichi Soul, com vermute tinto, Chambord (licor de framboesa), amaro, pisco, Angostura e katsuobushi, os flocos de peixe seco e defumado, muito usados na base dos caldos japoneses. Esse ingrediente agrega o chamado umami, o quinto sabor, ao drinque, trazendo uma certa untuosidade.

"Minha inspiração foi sempre tentar equilibrar a culinária do Tan Tan com os coquetéis. A ideia é variar a carta de acordo com as estações, trocando alguns drinques para combinar com o momento", conta Douglas. Segundo o bartender, o objetivo é fazer mudanças só depois do Carnaval, quando o clima começa a mudar novamente.

No quesito comida, os noodles - macarrões ensopados ou tostados na frigideira wok - são as estrelas da casa. O clássico é o shoyu rámen, macarrão fino servido em caldo bovino quente com shoyu, mais broto de bambu, ovo, rosbife e cebolinha.

Se a ideia é petiscar, há uma seleção interessante de entradas, como o nama yasai, com vegetais crus servidos com maionese de alho; os tradicionais guyozas, feitos com carne de porco, acelga e nirá; ou ainda o aka teba, asinhas de frango crocante com sweet chili, amendoim e gergelim. Para a sobremesa, prove a torta de chocolate ao leite, servida com creme inglês, ou aposte no sorbet de morango com angostura, para refrescar.

Aprenda a fazer

Mr. Osborne, do Tan Tan Noodle Bar

Ingredientes:
40 ml de brandy de jerez com óleo de gergelim torrado 
15 ml de aperol
10 ml de amaro di Angostura
30 ml de vermute seco 
3 ml de bitter de laranja
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Resfrie a taça com gelo. Adicione os ingredientes num recipiente com algumas pedras de gelo, mexa com uma colher e faça uma coagem simples na taça. Sirva em seguida.
Dica: no brandy de jerez, o bartender utiliza a técnica chamada "fat-washing" para infusionar a bebida com óleo de gergelim torrado. É um método de dar sabor a qualquer destilado usando ingredientes gordurosos. Para fazer o fat-washing e aromatizar o seu brandy, misture 150 ml de óleo de gergelim torrado para cada litro da bebida. Coloque a mistura num saco específico para cozimento a vácuo, feche bem e deixe na geladeira até o óleo endurecer, por cerca de 1h30. Depois disso, fure o saquinho e transfira a bebida infusionada para uma garrafa, descartando o óleo endurecido. Use o brandy normalmente para o preparo do drinque.

Vai lá

Tan Tan Noodle Bar
Rua Fradique Coutinho, 153, Pinheiros - São Paulo - SP

Cultura e lazer