Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Junky French Martini combina limão e abacaxi com base de gin

Drinque Junky French Martini, do Junk"s - Divulgação
Drinque Junky French Martini, do Junk's Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

24/01/2019 04h00

Na Vila Clementino, em São Paulo, a hamburgueria Junk's oferece diversas opções de sanduíches inspirados em sabores do mundo, como o choripan, o sanduíche de pastrami e, claro, os hambúrgueres. Para acompanhar o cardápio criado pelo chef Daniel Buzzi, o local aposta também nos bons drinques, dentre eles alguns autorais, de perfil mais leve e refrescante, ideais para o verão.

O Junky French Martini, assinado pelo bartender e consultor Gabriel Santana, chefe de bar do paulistano Benzina, é uma versão do French Martíni, elaborada com gin, xarope de framboesa, limão, abacaxi e clara de ovo, que deixa o drinque levemente espumoso. "Usei gin no lugar da vodca e acrescentei o suco de limão siciliano para trazer frescor", diz o consultor. Além deste, outro drinque assinado por ele na carta do Junk's é o Green Junky, também com base de gin e limão, porém com um toque de xarope de sabugueiro, que acrescenta um perfume floral à bebida.

Para criar os coquetéis, Gabriel focou bastante em algo que fosse agradável de beber nos dias de calor e ainda harmonizasse com os sanduíches da casa. "Para estes meses de verão, pensei em opções mais leves para combinar com os lanches. Trabalho muito com ingredientes sazonais, então a ideia é ir trocando alguns drinques de acordo com a estação", diz o consultor. Há ainda uma variedade de coqueteis bem clássicos, como o Old Fashioned e o Blood Mary, sem faltar a tradicional caipirinha, o mojito, o gin tônica e o aperol spritz. 

Para provar junto com os drinques, vale apostar nos petiscos para começar e, então, seguir para os sandubas. A porção de coxinhas cremosas de frango é boa para dividir, assim como os nuggets feitos na casa com molho ranch. Dentre os hambúrgueres, o Upperside é para os fortes, com pão brioche, hambúrguer, queijo gorgonzola, rúcula, cebola caramelizada, bacon caseiro e maionese. Prove também o Rubben, sanduíche de pastrami típico de Nova York, com pão de forma artesanal, pastrami defumado, salada coleslaw, queijo prato e mostarda da casa.

Na hora da sobremesa, as opções são mais enxutas, com apenas duas variedades: o tradicional cheese cake norte-americano e o chocolate madness, feito sob medida para os amantes do cacau, com três tipos de chocolate mais chantilly de baunilha.

Aprenda a fazer

Junky French Martini, do Junk's

Ingredientes:
50 ml de gin 
20 ml de xarope de framboesa 
25 ml de suco de limão siciliano
15 ml de suco de abacaxi 
10 ml de clara de ovo 
Pedras de gelo

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes na coqueteleira com pedras de gelo e bata vigorosamente, para emulsionar a clara de ovo (ela formará uma espuma no drinque). Faça uma dupla coagem numa taça de martini e sirva.

Vai lá

Junk's
Rua Sena Madureira, 535, Vila Clementino - São Paulo - SP
 

Cultura e lazer