Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Ingvi Hibiscus traz o aroma das rosas e do hibisco em base de gin

Drinque Ingvi Hibiscus, do boteco Noname - Divulgação
Drinque Ingvi Hibiscus, do boteco Noname Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

01/02/2019 04h00

Numa esquina movimentada na rua dos Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, o boteco Noname atrai pelas variadas porções de petiscos e drinques. Com clássicos e autorais, sob o comando do chef de bar Rubens Alves de Lima Júnior, mais conhecido como Júnior, a casa oferece opções refrescantes e perfumadas para o verão, como o Ingvi Hibiscus.

O coquetel tem base de gin e combina xaropes de hibisco e de rosas com limão siciliano e um toque de água tônica. "É um drinque mais intenso que o gin tônica tradicional, com uma cor bonita por causa do xarope de hibisco", diz o bartender. Além do frescor, o aroma das flores também se destaca nesse coquetel, completado pela acidez trazida pelo suco de limão.

Além desse, um dos drinques mais pedidos da casa é o Ginger Tonic, à base de gengibre. "A gente costuma variar a carta de acordo com as estações e fazemos diversos ingredientes aqui, como alguns dos xaropes", afirma Júnior. O bartender conta que costuma viajar bastante pelo Brasil em busca de novos sabores, frutas e ervas, para compor os coquetéis sazonais. As próximas novidades devem pintar no outono, quando o clima começar a amenizar.

Os bons clássicos também fazem parte da carta, do Cosmopolitan ao Bloody Mary. Se o cliente busca por algo especial, porém, é só pedir pelo Bartender's Choice. "É um drinque que criamos na hora, de acordo com o que a pessoa está com vontade de beber no dia", afirma Júnior.

Para acompanhar os drinques, vale começar pelas coxinhas de siri, já tradicionais no Noname, ou ainda pela porção de tapioca, composta de cubinhos de queijo coalho com tapioca e molho agridoce - esta combina particularmente bem com o Ingvi Hibiscus, com harmonia de sabores. Quem gosta de porções tradicionais pode optar pela calabresa acebola, típica de boteco, ou pela porção de asinhas de frango. Se o apetite for maior, peça o sanduíche de pernil ou o noname burguer, com carne, cheddar, ovo e bacon. Há também algumas opções de pratos e saladas, como o escondidinho de mandioquinha com carne seca. Na hora da sobremesa, vá de churros. Como a casa é disputada, se quiser conseguir uma mesa, vale a pena chegar cedo.

Aprenda a fazer

Ingvi Hibiscus, do Noname

Ingredientes: 
60 ml de gin
30 ml de xarope de hibisco caseiro
10 ml de xarope de rosas industrializado
20 ml de suco de limão siciliano
Água tônica quanto baste para completar
Pedras de gelo a gosto
Flores comestíveis para decorar 

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, menos a água tônica e as flores, numa coqueteleira com pedras de gelo. Bata vigorosamente e coe duplamente numa taça com gelo novo. Complete com um pouco de água tônica e decore com flores comestíveis. Sirva em seguida.
Dica: para fazer o xarope de hibisco caseiro, prepare uma infusão forte com 1 litro de água e 100 g de hibisco seco. Depois de pronta, passe-a por um tecido limpo e fino, para coar a infusão, e coloque-a numa panela com 300 g de açúcar. Deixe em fogo baixo apenas até o açúcar dissolver, mexendo sempre, para obter um ponto de calda rala. Deixe esfriar e reserve na geladeira até a hora de usar.

Vai lá

Noname
Rua dos Pinheiros, 585, Pinheiros - São Paulo - SP

Cultura e lazer