Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Do Rio a Manaus: Qual é a cidade perfeita para o seu Carnaval?

Luiza Sahd

Colaboração para o Urban Taste

05/02/2019 04h00

Quem gosta de Carnaval já sabe: o Brasil fica mais abençoado por Deus e bonito por natureza nos meses de fevereiro e março.

Falta exatamente um mês para a Terça-Feira Gorda (ou terça-feira de Carnaval), que este ano cai no dia 5 de março. Se você ainda não tem planos para a folia, não se desespere. Escolha com sabedoria, beba bastante água e não esqueça de se cuidar. A gente ajuda aqui!

Rio de Janeiro - RJ

O berço do samba não é para os fracos: seja na Sapucaí, nas festas em clubes ou no Carnaval de rua, o Rio de Janeiro só é uma opção para quem não se importa com empurra-empurra, maquiagem derretida, gente alucinando ou fantasia desmantelada. Se o seu estilo é party hard, vai que é tua!

São Paulo - SP

Uma antiga piada maldosa chamava São Paulo de túmulo do samba. Pois muito que bem: nos últimos cinco anos, o carnaval paulistano só cresce e ganha mais adeptos. Com grandes shows e bloquinhos para todos os gostos, estilos e bolsos, SP vem provando que pode ser tão versátil no Carnaval quanto é durante o ano. Se você está em busca de uma festa bem diferente da outra para cada dia de folia, São Paulo te espera.

Salvador - BA

Correndo atrás do trio ou contemplando a folia do alto dos camarotes, Salvador é contagiante como poucos lugares do mundo no Carnaval. Com destaque para o axé music (mas não só!), a capital baiana é uma boa pedida para foliões ligados no 220: aqueles que querem respirar Carnaval antes, durante e depois do calendário oficial da festa.

Recife - PE

Tradição define o Carnaval de Recife. Com pouco espaço para samba, axé ou funk, o espírito da folia na capital pernambucana vem principalmente do frevo e das marchinhas que contagiam os visitantes. Se você é um folião ligado em cultura, arquitetura e (por que não?) uma paquera mais dengosa, a boa é ir a Recife esse ano.

Belo Horizonte - MG

Minas Gerais é cativante o ano inteiro, mas o Carnaval é uma história a parte. Com mais de 400 opções de blocos, a capital mineira é perfeita para os foliões com hábitos mais diurnos: os cortejos começam pela manhã e vão até o anoitecer. No Carnaval mineiro, fantasia discretinha não é uma opção. Por lá, o pessoal capricha na montação e não economiza na criatividade.

Olinda - PE

Se você curte frevo, maracatu e arquitetura, o Carnaval de Olinda é um prato cheio. Os desfiles dos famosos bonecões pelas ruas históricas é muito emocionante e, os foliões, sempre simpáticos. Bom para quem gosta de fazer novas amizades mas não tem medo de se espremer nas ruas mais apertadinhas seguindo o cortejo.

São Luiz do Paraitinga - SP

Devagar e sempre é seu lema? Pois São Luiz do Paraitinga é a sua cidade dos sonhos para o Carnaval. Por lá, a trilha sonora são as marchinhas e a folia só tem hora para começar. A arquitetura também ajuda: o estilo colonial das casas faz a gente achar que viajou no tempo. Se você é um folião que gosta de comer bem entre um copo e outro, aproveite ao máximo a gastronomia local.

Florianópolis - SC

Quem disse que os amantes de música eletrônica não podem achar graça no Carnaval? Se esse é o seu caso, saiba que a folia em Floripa tem muitas opções de festas com DJs em praias e em clubes. Tudo bem requintado e com preços geralmente mais salgados, como não poderia deixar de ser na região.

Manaus - AM

Amantes da natureza, de samba e folclore não deveriam hesitar antes de escolher Manaus como destino carnavalesco. O chamado Carnaboi reúne até 100 mil pessoas no Sambódromo e não deixa nada a desejar em termos de cultura: as músicas e danças regionais merecem sua atenção! Tudo isso com a vantagem de ter parques ecológicos e comunidades indígenas impressionantes para visitar entre uma festa e outra.

Cultura e lazer