Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque de capim santo sem álcool é opção refrescante para o verão

Drinque Lemon Grass Tea, do MOBI - Divulgação
Drinque Lemon Grass Tea, do MOBI Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

15/02/2019 04h00

A hamburgueria MOBI, no bairro de Santana, Zona Norte da capital paulista, é uma opção para quem busca hambúrgueres artesanais sem precisar sair do bairro. Além dos bons sanduíches, a casa inova ao trazer drinques sem álcool para o verão, que priorizam ingredientes refrescantes e que casam com os sabores dos hambúrgueres, sem perder personalidade.

O bartender Luiz Venâncio criou cinco versões dos "soft drinks", dentre eles o Lemon Grass Tea, um dos mais pedidos dessa nova leva de coquetéis. "Quisemos criar uma opção diferente para a MOBI. Usamos ingredientes frescos e da estação, como capim santo, gengibre. Todos os insumos são feitos na casa", diz Luiz.

Diferentemente dos drinques alcoólicos, a base dessas bebidas é a água com gás, que contribui com frescor, e também os chás e infusões, agregando aroma. "Para trazer doçura, usamos os xaropes e as geleias", afirma o bartender. O Lemon Grass Tea leva xarope de gengibre da casa, chá de capim santo e suco de limão. O Red Mint vai com geleia de frutas vermelhas, hortelã, água com gás e gelo, e o Green Pine - outro na linha dos mais pedidos pelo público da MOBI - é feito com xarope de capim santo, abacaxi, água com gás e gelo. O interessante dessas bebidas é que podem ser consumidas por crianças e também por grávidas ou pessoas que evitam os drinques com álcool por questões de saúde (além de serem bem refrescantes para os dias de calor intenso).

Para os apreciadores de coquetéis alcoólicos, a hamburgueria oferece caipirinhas, cervejas (inclusive artesanais) e clássicos, como Mojito e Aperol Spritz, também opções refrescantes para o verão.

Da parte das comidinhas, vale provar uma ou mais entradas e dividir com os amigos, como os nachos com guacamole e molho chili ou a porção de rolinho de cheeseburger, massinha crocante recheada de hambúrguer e queijo cheddar. O forte da MOBI são, claro, os hambúrgueres. Dá para escolher o burguer e o molho e adicionar ingredientes extras ou experimentar um dos sanduíches sugeridos. O Teoria leva burger da casa de 160 gramas com pão australiano, alface americana, cheddar, cebola caramelizada e bacon. Há ainda bons milk-shakes para acompanhar, como o de Jack Daniel's e o de Oreo.

Aprenda a fazer

Lemon Grass Tea, do MOBI

Ingredientes:
5 pedras de gelo
30 ml de xarope de gengibre
10 ml de suco de limão taiti
300 ml de chá de capim santo
1 folha de capim santo (opcional)

Modo de preparo:
Misture o xarope de gengibre, o suco de limão e o chá de capim santo em um copo. Adicione as pedras de gelo e finalize com a folha de capim santo.
Dica: para fazer o xarope de gengibre, dilua 250 g de açúcar em 250 ml de água e leve ao fogo baixo apenas para dissolver todo o açúcar. Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente 50 g de gengibre sem casca e bata tudo no liquidificador. Passe por uma peneira e reserve numa garrafa de vidro, na geladeira, até a hora de usar.
Para o chá de capim santo, use 1/4 de maço de capim santo fresco e 1 litro de água. Ferva a água, desligue o fogo e coloque o capim santo para fazer a infusão. O ideal é deixar por 3 horas para pegar bem o sabor.

Vai lá

MOBI Hamburgueria
Rua Professor Lourival Gomes Machado, 254, Santana - São Paulo - SP 
 

Cultura e lazer