Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Samba Enredo homenageia o Carnaval com cachaça e rapadura

Drinque Samba Enredo, do Bar Diniz - Marcelo Yamaguti / Divulgação
Drinque Samba Enredo, do Bar Diniz Imagem: Marcelo Yamaguti / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

02/03/2019 04h00

Com a cidade já em clima de Carnaval, o bar Diniz, em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista, criou uma série de drinques inspirados na folia das escolas de samba para celebrar a data. O bartender Ailton Gomes da Silva, que assumiu como chefe de bar recentemente, dá o tom dos coquetéis. "A ideia é criar uma harmonia com o Carnaval brasileiro, as frutas nacionais, a cachaça. Essas bebidas autorais são uma homenagem ao Brasil", diz ele.

Dentre as novidades, a caipirinha Samba Enredo leva como base a cachaça branca, mais dois tipos de limão e ainda rapadura ralada. O Harmonia traz toques refrescantes com a presença do capim santo, também com cachaça, mais xarope de açúcar e lima da pérsia. Com a chegada de Ailton, a intenção é que os drinques da casa fiquem ainda mais personalizados. "Vamos fazer por aqui todos os licores e xaropes artesanais, além de alguns refrigerantes. Sigo essa linha de produzir os insumos artesanalmente", afirma o bartender.

Para harmonizar com as novidades de Carnaval, sem perder o pique dos bloquinhos, vale apostar nas diversas porções de bolinhos da casa. Os de bacalhau combinam bem com o frescor desses drinques carnavalescos e a porção vem com 8 unidades, boa para dividir. Os croquetes "boa vista", de carne com gorgonzola, também são uma boa ideia para provar junto com os drinques.

Os que desejam algo mais substancioso podem optar pelos clássicos da cozinha, como o filé do Diniz, um churrasco de filé-mignon com arroz de champignon e batata rústica, ou o galeto desossado e grelhado, servido com arroz branco, batata rústica e molho vinagrete. Há ainda sanduíches para os que preferem algo mais rápido. O italianinho vem com filé de frango empanado, queijo muçarela, molho de tomate e manjericão no pão da casa.

Na hora da sobremesa, as opções são mais restritas, mas vale provar o pudim de leite com calda de laranja e o portugatô - pastel de nata servido com sorvete de creme e calda de vinho do Porto.

Aprenda a fazer

Samba Enredo, do Bar Diniz

Ingredientes:
50 ml de cachaça branca
1/2 limão siciliano
1/2 limão tahiti
2 colheres (sobremesa) de rapadura ralada
Gelo britado a gosto
1 fatia de limão siciliano para decorar
1 fatia de limão tahiti para decorar
1/2 colher (sopa) de rapadura ralada para decorar

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes num copo, menos o gelo e os ingredientes da decoração. Amasse com um socador e mexa bem. Cubra o drinque com gelo britado. Decore com 1 fatia de cada limão e 1/2 colher (sopa) de rapadura ralada. Flambe e sirva em seguida.

Vai lá

Bar Diniz
Rua São Sebastião, 169, Alto da Boa Vista - São Paulo - SP 
 

Cultura e lazer