Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Olho Grego leva ouzo e curaçao e "afasta o mau-olhado"

Drinque Olho Grego, do Mytho Restobar - Divulgação
Drinque Olho Grego, do Mytho Restobar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

29/03/2019 04h00

Os mitos e lendas gregos inspiram o menu do Mytho Restobar, em Moema. Da cozinha aos drinques, tudo se refere àquela cultura, com ingredientes típicos da Grécia, como o queijo feta, muitos frutos do mar e também o ouzo, destilado à base de anis bastante consumido naquele país. No bar, o drinque de maior saída é o autoral Olho Grego, criado pelo bartender Gilvan Alves de Sousa. Com as cores da Grécia, o coquetel combina curaçao blue (que traz o tom azulado), limão e gengibre sobre uma base que pode ser de vodca ou do tradicional ouzo.

"É o talismã do Mytho, um drinque que afasta o mau-olhado e traz boas energias", diz Gilvan, mais conhecido como Gil. "Usamos como referência esse símbolo de proteção e reproduzimos sua aparência na taça. No início, usamos apenas o ouzo, mas o pessoal prefere a versão com vodca, que é mais neutra, sem o aroma de anis", diz ele.

Além desse, a carta também privilegia outros coquetéis autorais, como o Kyllini, uma mistura diferente de ouzo, iogurte grego, lemoncello (licor de limão siciliano), cardamomo, mel e hortelã, ou o refrescante Mileto, um gin tônica com uva verde, água de coco e manjericão.

Para acompanhar as bebidas, há uma boa seleção de petiscos desenvolvidos pelo chef Bruno Peralta, experiente em sabores e referências de culinárias internacionais, porém adaptados ao paladar brasileiro. Vale começar com a porção Hélio, com camarões empanados com creme de especiarias, servidos com maionese da casa. Outra boa pedida é o Pã, bolinho de ragu de cordeiro com mostarda de cerveja preta. Se a ideia é experimentar o queijo feta, feito de leite de cabra, aposte no Órion, crostini de feta gratinado com geleia de pimenta, azeite trufado e mel.

Se preferir algo mais substancioso, peça a tradicional moussaká, que, na versão do chef, é feita com creme de queijo de cabra e palha crocante de batata-doce. Há também uma seleção de carnes, aves e pescados. O Tritão combina lula grelhada com cogumelos salteados e batata rústica, enquanto o Andrômeda leva carré de cordeiro com molho de hortelã e purê de abóbora com nozes. Para arrematar a refeição, vale pedir o Afrodite, pudim feito com iogurte grego e crocante de pistache, servido com uma generosa calda de açúcar mais encorpada.

Aprenda a fazer

Olho Grego, do Mytho Restobar

Ingredientes:
30 ml de Curaçao Blue
30 ml de suco de limão
30 ml de xarope de Curaçao Blue
30 ml de ouzo ou 40 ml de vodca
80 ml de espuma de gengibre para decorar
30 ml de espuma de Curaçao Blue para decorar
1 semente de zimbro para decorar
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes numa coqueteleira com gelo, menos o zimbro e as espumas. Bata bem e faça uma dupla coagem diretamente numa taça de martíni, previamente gelada. Em seguida, cubra a taça com a espuma de Curaçao e, em seguida, coloque a espuma de gengibre sobre a de Curaçao. Coloque o zimbro no centro da taça e sirva.
Dicas: para fazer a espuma de gengibre, processe no liquidificador 400 ml de água e 300 g de gengibre fresco picado, sem casca. Coe e reserve. Prepare a espuma colocando num sifão próprio para isso (com dióxido de nitrogênio) 100 ml do suco de gengibre coado, 1 lata de refrigerante citrus e 1 colher (café) de goma xantana. Deixe esfriar em balde com gelo por pelo menos 20 minutos até o momento do uso.
Para fazer a espuma de Curaçao Blue, coloque no sifão (com dióxido de nitrogénio) 40 ml de xarope de Curaçao Blue, 1 lata de soda e 1 colher (café) de goma xantana. Deixe esfriar em balde com gelo por pelo menos 20 minutos até o momento do uso.

Vai lá

Mytho Restobar
Rua Diogo Jácome, 591, Moema - São Paulo - SP

Cultura e lazer