Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque La Paloma Fuerte agrega picância da pimenta em base de tequila

Drinque La Paloma Fuerte, do Suri Ceviche Bar - Divulgação
Drinque La Paloma Fuerte, do Suri Ceviche Bar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

05/04/2019 04h00

O Suri Ceviche Bar, em Pinheiros, mudou de mãos há algum tempo, mas sem perder a sua essência latino-americana. Ali, é possível provar ceviches autênticos e a aposta da casa em drinques autorais tem sido ampliada para combinar com esses sabores que agregam picância e acidez.

Com a chegada da bartender Carine Desiderá, a ideia é trazer ingredientes da cozinha também para o bar. "Estamos com a intenção de fazer mais alta coquetelaria, sem perder a cultura latino-americana que é a cara do Suri. Queremos trabalhar com todos os destilados e fazer produções próprias que tragam essa característica, como bastante tequila, rum, cachaça", afirma. Da cozinha, a bartender pretende trazer insumos como pimentas, banana, coco e até mesmo os peixes, em nova carta que deve ser lançada ainda neste outono.

Uma das primeiras criações desta fase atual é o La Paloma Fuerte, um drinque que tem como base a tequila 100% agave infusionada com pimenta dedo-de-moça e urucum, mais refrigerante artesanal de grapefruit e suco fresco de limão. Para perfumar, um ramo de manjericão fresco. Essa criação foi elaborada para lembrar o frescor do verão mesmo com a chegada de dias mais frios. "Parece difícil vender um coquetel que leva pimenta, que traz a sua picância, mas ele combina muito com os sabores dos ceviches e demais pratos do Suri", diz a bartender.

Além dessa novidade, a carta conta ainda com uma seleção de "sours da casa", como o Pisco Sour, com pisco, mix cítrico, mel e clara de ovo, ou o Frida, que leva pisco, tamarindo, mel de flor de laranjeira, tequila 100% agave, espuma de gengibre e gergelim tostado. Há também os coquetéis clássicos, como Margaritas, Mojitos e Negronis.

Para comer, a estrela da casa são mesmo os ceviches. Mas vale provar também as entradas, como as Arepas, típicas da Colômbia, feitas de massa de milho branco frita com costelinha de porco desfiada e guacamole, ou ainda o Pastel de Pulpo, pastéis recheados de polvo, ají amarillo (um tipo de pimenta), cream cheese e purê de batata. Dentre os ceviches, o De La Casa Tradicional combina salmão, camarão e lula com emulsão de abacate, leite de coco, coentro, cebola e chips de banana. O Clássico Peruano é feito com peixe branco, cebola roxa, coentro, milho e batata.

Aprenda a fazer

La Paloma Fuerte, do Suri Ceviche Bar

Ingredientes:
45 ml de tequila 100% agave infusionada em pimenta dedo-de-moça e urucum
10 ml de suco de limão tahiti
120 ml refrigerante caseiro de grapefruit
1 ramo de manjericão fresco para guarnecer
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Adicione gelo até a boca de um copo longo. Acrescente a tequila infusionada e o suco de limão fresco. Complete com o refrigerante de grapefruit. Misture os ingredientes com cuidado para não tirar o gás do refrigerante. Guarneça com um ramo de manjericão fresco, apertando ligeiramente as folhas para liberar o aroma. Se quiser, acrescente um canudo de papel e sirva.
Dicas: para preparar o refrigerante caseiro de grapefruit, use 250 ml de suco de grapefruit fresco (a casca não pode estar batida ou escurecida, para não amargar), 250 ml de xarope de açúcar (para duas medidas de açúcar, use uma medida de água filtrada; coloque o açúcar na água quente, misture e deixe esfriar), 100 ml de suco de limão tahiti fresco e 1 litro de água filtrada. A mistura tem de ser feita na hora em que for usar. Coloque tudo num recipiente não metálico, de preferência de plástico e de cor clara, mexa com uma colher de plástico até misturar bem. Ponha 800 ml dessa mistura num sifão, feche e coloque 1 cápsula de gás (se colocar duas, pode estourar). Feche bem e deixe 1 minuto na geladeira sem mexer, para o gás assentar. Na hora de servir, mexa o sifão e coloque o refrigerante no copo.
Para fazer a tequila infusionada, coloque num pote hermético 100 gramas de pimenta dedo-de-moça picada com casca e sementes, 500 ml de tequila e 10 g de urucum em grãos. O urucum vai trazer cor à bebida, junto com a pimenta. Feche o pote e deixe descansar por 24 horas. Após o descanso, coe a bebida num pano tipo perfex, para não sobrar nada da pimenta. Transfira a bebida para uma garrafa e já pode usar.

Vai lá

Suri Ceviche Bar
Rua Mateus Grou, 488, Pinheiros - São Paulo - SP

Cultura e lazer