Topo

Drinques

Conheça o Baretto Summer: cítrico, refrescante e "fácil de beber"

Barreto - Drinque Barreto Summer - Divulgação
Barreto - Drinque Barreto Summer Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

17/05/2019 04h00

No hotel Fasano, nos Jardins, o Baretto segue a linha da casa: tradicional, com foco nos drinques clássicos e na gastronomia italiana. Embora a carta de bebidas ainda privilegie coquetéis como Negroni e Dry Martini, o espaço para autorais vem crescendo, com novidades previstas para este mês. O Baretto Summer é um dos drinques de criação do bartender Valter Bolinha, no estabelecimento desde 1999. "É um coquetel cítrico, refrescante, fácil de beber", diz ele, que hoje chefia o bar. "Nosso público é mais velho e prefere os clássicos, mas os mais jovens têm vindo cada vez mais e pedido novidades, por isso estamos criando novidades", afirma.

Com base de vodca, o Baretto Summer combina sucos de laranja e de abacaxi, licor de tangerina e orange bitter. Quem prefere os goles tradicionais pode contar com bons Negronis (o bar tem uma carta nova com cinco versões do coquetel) ou ainda Moscow Mule, Bloody Mary, Cosmopolitan, Old Fashioned e mais.

Para petiscar, a seleção é farta, com bolinhos de bacalhau, vitela, carne seca ou camarões, brusqueta de queijo brie ou a clássica, com azeite e tomate, além do antipasti misti, bem italiano, com presunto cru, azeitonas, salame e mussarela de búfala.

Se o apetite for maior, vale pedir o Carpaccio Fasano, com patê de azeitonas pretas, alcaparras e pinoli, depois enveredar para pratos mais substanciosos. As massas artesanais são um dos pontos altos da casa, como o spaghetti alla carbonara, com parmesão, ovo e pancetta, e a lasagna al pesto, com molho pesto de manjericão. As carnes e risotos também são boas pedidas, como o scaloppe di manzo al marsala com risotto alla parmigiana, uma combinação de escalopes de filé mignon ao vinho, servidos com risoto de parmesão.

As sobremesas também seguem a linha italiana e incluem a panna cotta de chocolate branco com calda de frutas vermelhas, mais leve e delicada, ou os profiteroles all'italiana, bombinhas com creme de gianduia servidas com sorvete de creme e calda de chocolate.

Aprenda a fazer:

Barreto Summer, do Barreto

Ingredientes:

50 ml de vodca aromatizada sabor pêssego
20 ml de suco laranja
20 ml de suco abacaxi
15 ml de licor de tangerina (mandarineto)
3 gotas de orange bitter

1 casca de laranja para decorar
Pedras de gelo

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, coe e coloque
numa taça de Martini. Decore com a casca de laranja e sirva.

Vai lá:

Baretto
Rua Vitório Fasano, 88, Jardins, São Paulo.

Drinques