Topo

Drinques

Inspirado na Itália, Vincenzo Sour mistura bourbon com mel e canela

Vincenzo Sour, da Osteria del Rosso - Divulgação
Vincenzo Sour, da Osteria del Rosso Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

31/05/2019 16h55

No bairro do Tatuapé, na zona leste da capital paulista - e longe do burburinho de bairros badalados como Pinheiros e Vila Madalena -, a Osteria del Rosso, aberta em março desse ano, é um achado para os apreciadores da autêntica cozinha italiana. Essa inspiração no país da Bota revela-se no ambiente, na comida e também nos drinques, com apostas clássicas e autorais. Ali, o chef de bar Bruno Vincenzo,dá o tom da carta, discutida a muitas mãos com o proprietário, Mario Júnior, e também com o chef e sócio, Daniel Buzzi, italiano radicado no Brasil há alguns anos, que trouxe as tradições e receitas de seu país para compor o menu.

Dentre as novas criações do bar, Bruno desenvolveu o Vincenzo Sour, que tem como base o bourbon, xarope de mel com canela e suco de limão siciliano, que remete à Itália, finalizado com espuma de açúcar e canela, com uma pegada quente e perfumada, ideal para o frio que está começando a aparecer.

O Negroni, um clássico italiano que completa 100 anos, ganhou uma versão mais suave, para quem está começando a apreciar este drinque. O Negroni del Rosso é preparado com Averna, um amaro siciliano, e não leva Cinzano. Além disso, a casa também aposta atualmente num projeto de envelhecimento desse tipo de coquetel. A ideia é colocar o Negroni tradicional em barris de carvalho instalados na própria casa, e depois infusionar a bebida com diferentes ingredientes, como anis-estrelado, bergamota, café e chocolate. Esses drinques serão oferecidos em três diferentes versões a cada estação do ano. "Durante o projeto, serão apenas 450 doses por temporada", diz Mario. O cliente poderá provar o drinque envelhecido direto no bar ou ainda engarrafar para levar para casa.

A Osteria oferece boas opções para petiscar enquanto se apreciam os drinques. Para começar, vale provar a Croqueta, com presunto de Parma ao molho de tomate alla diavola, levemente picante. Caso queira um sanduíche, o Pastrami é feito com com pão de fermentação natural, picles e mostarda Dijon, além da carne curada. Se a ideia for uma refeição maior, o Pappardelle al Ragu é feito com o verdadeiro molho bolonhesa, com demi-glace feita na casa e servido com queijo grana padano. As pizzas também são feitas à italiana, em tamanhos menores do que estamos acostumados em São Paulo, com boas coberturas. A Rucoline leva molho de tomate, mozzarella fior di latte, rúcula, cebola roxa e burrata. Já a Diavola agrada aos que curtem sabores picantes, com molho de tomate, linguiça da casa, mozzarella fior di latte, gorgonzola dolce e pimenta jalapeño.

Para finalizar com um sabor doce, o Gnoccho frito é feito com doce de leite artesanal, um toque de flor de sal e queijo provola. Se preferir algo mais típico, a Baba al Rum agrada, com o bolinho doce servido com calda cítrica preparada com rum jamaicano, chantilly de baunilha, frutas vermelhas e maple syrup (xarope de bordo).

Vai lá:

Rua Itapura, 1128, Tatuapé - São Paulo - SP
Terça e quarta, das 18h30 às 23h30
Quinta a sábado, das 12h às 16h e das 18h30 à 00h
Domingo das 12h às 17h
Mais informações pelo Instagram.

Aprenda a fazer:

Vincenzo Sour, da Osteria del Rosso

Ingredientes:
50 ml de bourbon
15 ml de xarope de mel com canela
15 ml de suco de limão siciliano
Espuma de açúcar com canela quanto baste
Pedras de gelo quanto baste
1 canela em pau para decorar

Modo de preparo:
Coloque o bourbon numa coqueteleira com gelo, adicione o xarope de mel com canela e o suco de limão siciliano. Tampe a coqueteleira e bata bem. Coloque algumas pedras de gelo pequenas em um copo tipo short e adicione a bebida. Finalize com a espuma de canela e decore com uma canela em pau.

Dicas:
Para preparar o xarope de mel com canela: misture 200 ml de mel e 50 gramas de canela em pau em um recipiente e deixe curtir por 48 horas. Após esse período, utilize o mel normalmente.

Para preparar a espuma de açúcar com canela: ferva 250 ml de água e acrescente 50 gramas de canela em pau. Deixe ferver por mais ou menos 30 minutos, em fogo baixo. Retire do fogo, tampe e deixe esfriar. Quando esfriar, coe e misture com 100 ml de suco de limão siciliano coado (coe bem para não entupir o sifão), 250 gramas de açúcar e 1 colher (chá) de emulsificante. Misture bem até obter uma espécie de xarope. Coloque no sifão e acrescente uma carga. Deixa na geladeira de um dia para o outro e use para finalizar o drinque.

Drinques