Topo

Drinques

Santa Maria, a releitura do drinque Bloody Mary

Santa Maria, do Mensa - Bruno Geraldi/Divulgação
Santa Maria, do Mensa Imagem: Bruno Geraldi/Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

07/06/2019 16h16

O restaurante Mensa, na Vila Madalena, Zona Oeste da cidade de São Paulo, revela seus toques contemporâneos até mesmo nos drinques. Com apresentação caprichada e uso de diversas técnicas atuais de cozinha, a carta apresenta coqueteis autorais que conversam diretamente com o estilo culinário da casa. O Santa Maria, por exemplo, é uma recriação do clássico Bloody Mary, porém com suco de tomate clarificado até ficar quase translúcido, tintura de sal, vinagre de maçã apimentado e sal de dill - tudo preparado no bar, comandado pelo bartender Ton Silva."Preferimos priorizar as bebidas autorais porque o restaurante como um todo segue essa linha", diz ele. "Nossa carta é sazonal, os drinques variam de perfil a cada estação", afirma Ton.

Veja também:

Esses cursos em SP vão te ajudar a preparar seu café da manhã orgânico
Conheça o Copacabana, drinque autoral do Otel
Cepa recria Porto Tônica com limão cravo e tomilho, veja como fazer

Apesar de pertencer originalmente ao menu de verão, o Santa Maria fez (e faz) tanto sucesso que permanece na lista de drinques atual, que contempla ainda aperitivos, espumantes e uma seleção de vinhos brancos, tintos e rosés. Dentre os novos coquetéis, o Telonious conversa bastante com a cozinha. Com base de bourbon infusionado com manteiga queimada, leva purê de abóbora, vermute rosso e xarope de cravo e canela. "A guarnição é noz-moscada e sálvia cristalizada. É uma proposta de coquetel mais terroso, uma criação que dastaca bastante também", afirma o bartender.

O cardápio é enxuto, porém mostra a pegada contemporânea do chef Rafael Navarini, com foco em bons ingredientes e misturas criativas. Para começar, há os snacks, como o falafel de feijão-verde e emulsão de banana-da-terra, ou o sanduíche de bresaola na éclair, com mostarda da casa, ketchup de amora e agrião. Das entradas, as lulas são servidas com creme de alho com salsinha, mascarpone, picles de tomate e cebola roxa no vinho tinto. A seleção de pratos principais conta com o peixe do dia, servido com abóbora assada, molho romesco, leite de castanha e cuscuz de farinha d'água ou ainda o cupim assado com tomates, acelga fermentada e purê de berinjela tostada.

A lista de sobremesas é diminuta e inclui o sorbet de melancia, leve e delicado, servido com melancia fermentada, crocante de sementes e granita de coentro. Ou, com toques bem brasileiros, o abacaxi grelhado na cachaça, com sorvete de coco, cocada cremosa, cocada crocante e geleia de pimenta.

Vai lá:

Rua Wisard, 88, Vila Madalena - São Paulo - SP
Quarta a sexta das 20h às 24h
Sábado das 13h às 16h e das 20h às 24h
Domingo das 13h às 17h
Mais informações no Instagram.

Aprenda a fazer:

Santa Maria, do Mensa

Ingredientes:

Ingredientes para o drinque:
50 ml de vodca
100 ml de suco de tomate clarificado
10 ml de vinagre de maçã apimentado
5 ml de suco de limão
Sal de dill quanto baste para encrustar a borda do copo
Fatias finas de cenoura para a guarnição
Gotas de tintura de sal
1 fatia de limão
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo do drinque:
Em uma mixing glass (jarrinha de vidro), misture o suco de limão, o vinagre de maçã apimentado e a tintura de sal. Adicione a vodca e o suco de tomate e misture. Coloque o sal de dill em um prato pequeno e raso. Passe uma fatia de limão em volta da borda de um copo baixo. Esfregue a borda do copo no sal de maneira a formar uma crosta. Coloque gelo e despeje o drinque. Finalize com a fatia de cenoura e sirva.

Drinques