Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Smorgasburg, o Woodstock da comida de rua, chega a SP neste fim de semana

Laise Guedes

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

07/06/2019 13h22

Smorgasburg, maior feira de comida de rua do mundo, desembarca no Brasil no início de junho.  - Smorgasburg NY/Divulgação - Smorgasburg NY/Divulgação
Smorgasburg, maior feira de comida de rua do mundo, desembarca no Brasil no início de junho. Foto: Smorgasburg NY/Divulgação
Imagem: Smorgasburg NY/Divulgação

A famosa feira gastronômica Smorgasburg, tradicional do bairro nova-iorquino de Williamsburg, chega ao Brasil neste fim de semana, nos dias 8 e 9 de junho em São Paulo (SP). A entrada é gratuita e o evento acontece ao ar livre no Parque Ibirapuera.

Original do Brooklyn, a feira desembarcou na capital paulista em uma versão pocket em dezembro do ano passado e na última Virada Cultural, em maio. Agora, terá sua primeira edição brasileira em formato de festival reunindo mais de 100 tendas e food trucks com as comidas mais diferentonas que se possa imaginar - do hambúrguer de miojo e espetinho de rã ao sanduíche de sorvete e coxinha com doce de leite.

Considerada pelo New York Times como o "Woodstock da Alimentação", o Smorgasburg foi criado pelos amigos Eric Demby e Jonathan Butler que buscavam em seu bairro uma praça que reunisse comidas diferentes aos finais de semana. A feira acabou se tornando um verdadeiro laboratório de gastronomia experimental, cheio de receitas culinárias criativas em um ambiente bastante descontraído. Do Brooklyn, foi para Los Angeles e depois para Tokyo, Osaka e Saitama, no Japão.

Em São Paulo, o espaço escolhido para sediar o evento foi o Parque Ibirapuera por se assemelhar com a localização da edição norte americana, que acontece próximo ao rio e ilha de Manhattan. Os organizadores prometem importar tendências não apenas de Nova Iorque, mas reunir também novidades de chefs locais.

"A nossa ideia é cada vez mais provocar as operações brasileiras para que elas inovem em relação a todo o processo de preparação e apresentação da comida de rua. Queremos realmente chegar a lugares novos", explica Rogério Oliveira, um dos responsáveis pela edição nacional.

Das atrações confirmadas, uma das mais aguardadas é o Ramen Burger, criação original do chef Keizo Shimamoto. "Aqui no Brasil, conseguimos que o Vinil Burger fizesse a réplica do principal destaque da feira de Nova Iorque", diz.

Além da diversidade gastronômica, com curadoria de Adolpho Schaefer, do Holy Pasta, a programação contará também com uma feirinha de produtores criativos, apresentações musicais e arte de rua. A expectativa é de que 50 mil visitantes circulem durante os dois dias de feira, que acontece das 11h30 às 20h.

Ficou curioso e com água na boca? Confira algumas das atrações que estarão no festival:

Ramen Burger - Vinil Burger

Ramen Burguer, do Vinil - Divulgação - Divulgação
Ramen Burguer, do Vinil
Imagem: Divulgação

O Ramen Burger, o hambúrguer supercrocante cujo pão é feito de miojo, ganhou fama mundial por unir gastronomia americana e japonesa. A versão brasileira promete ser fiel à versão original.

Pizza de Marguerita - Bráz Elettrica

Pizza Margherita, da Bráz Eletrica - Braz Elletrica/Divulgação - Braz Elletrica/Divulgação
Imagem: Braz Elletrica/Divulgação
A Bráz Elettrica mistura sabores de Nova Iorque, Nápoles e do bairro Brás e traz para o festival a versão individual da tradicional pizza de marguerita. A receita leva molho de tomate, queijos mussarela, búfala e grana padano e um toque de manjericão.

Churrasco no palito (Laje Pirajá)

Espetinho de Rã, da Laje Pirajá - Lucas Terribili/Divulgação - Lucas Terribili/Divulgação
Imagem: Lucas Terribili/Divulgação
O Laje Pirajá vai servir espetinhos diferentões com opções para carnívoros e vegetarianos. Entre os sabores especiais estão carne de rã, asinha de frango recheada com arroz cremoso e milho verde com páprica e parmesão.

Hambúrguer de Raclette (Stunt Burger)

Hambúrguer de Raclette, do Burger Stunt - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

É queijo que você quer? Experimente essa versão do hambúrguer de fondue e fritas de queijo Raclette do Stunt Burger, servido derretido e bem quentinho.

Torre de rabanada (Holy Pasta)

Além das tradicionais pastas, a Holy Pasta apresenta a ousada torre de rabanada recheada com biscoitos de chocolate com baunilha, para agradar os amantes de doces e sobremesas.

Sorvete tailandês (A Tropicana)

Sorvete Tailandes, da Tropicana - Divulgação/Instagram - Divulgação/Instagram
Imagem: Divulgação/Instagram

Feito na hora, esse sorvete tailandês é preparado sobre uma chapa congelada a -20Cº e misturado com frutas orgânicas e ingredientes brasileiros com duas espátulas de metal, até ganhar consistência de sorvete de rolo.


Vai lá:

Obelisco do Ibirapuera
Praça Ibrahim Nobre, s/n - Vila Mariana
Dias 8 e 9 de junho, das 11h30 às 20h
Entrada gratuita
Mains informações no Instagram.

Cultura e lazer