Topo

Drinques

Conheça o Mar Negro, drinque autoral do CÔL que leva carvão ativado

Mar Negro, do CÔL - Mario Rodrigues/Divulgação
Mar Negro, do CÔL Imagem: Mario Rodrigues/Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

28/06/2019 13h05

Para os amantes de frutos do mar e de preparos no carvão, o CÔL, recém-inaugurado no Itaim Bibi, em São Paulo, é o lugar certo. O nome do restaurante já dá a pista: é uma referência à palavra "coal", que significa carvão em inglês. Da cozinha saem preparos variados com pescados, todos preparados na grelha ou no forno usando esse insumo como combustível. A carta de drinques, que conta com seis bebidas autorais, também se inspira nesse estilo da casa. O Mar Negro, por exemplo, tem base de bourbon com amaretto, suco de limão e xarope de açúcar, mais carvão ativado, que traz cor e um visual impactante ao coquetel. "Somos muito focados no uso do carvão para cozinhar e queríamos trazer isso também para os drinques", diz Nicholas Fullen, um dos sócios do restaurante e co-criador da carta de bebidas. "Cada um dos seis drinques exclusivos leva um destilado diferente. E todos foram pensados para serem leves e refrescantes, acompanhando bem o estilo da nossa cozinha, dos petiscos aos principais", diz ele. Apostando bastante no aspecto visual, o Mar Negro é servido dentro de uma cúpula de vidro, com madeira defumada dentro. Na hora em que a cúpula é aberta, a fumaça sai, trazendo um aroma diferente ao coquetel, remetendo às grelhas da casa.

Há ainda três gin tônicas com toques autorais, uma seleção de clássicos e uma versão do Moscow Mule desenvolvida pelos sócios, também com o uso do carvão ativado, mais vodca, suco de limão, xarope de gengibre e baunilha.

Para beliscar ou ter uma refeição substanciosa, a variedade de pratos com frutos do mar é grande, de ostras frescas a um peixe servido inteiro. Vale começar com os bolinhos arancini de camarão, feitos com arroz arbório (aquele usado para risoto), empanado com amido de milho e recheado com o crustáceo, com molho oriental e um toque de gengibre. As lulas à dorê também são boas para começar os trabalhos ao lado dos drinques, empanadas em farinha de arroz, com salsa de pimentão defumado. Se a ideia for provar mais coisas e dividir, peça a seleção de frutos do mar, com camarão, polvo, minilula, mexilhão e vieira preparados na grelha a carvão e acompanhados de arroz espanhol.

Dentre os petiscos, as robatas - espetinhos de inspiração oriental - também fazem sucesso. Há diversos sabores disponíveis, como anchova negra ao missô, camarão tamanho P ou G, com molho de vinagre balsâmico ou thai com gengibre, cogumelos shimeji e shiitake ao molho tarê ou uma seleção de vegetais, como aspargos, abobrinha, berinjela e brócolis.

Para a sobremesa, as opções são mais restritas, porém interessantes. Os crepes de doce de leite são preparados na grelha e servidos com sorvete de baunilha. Quem deseja algo mais delicado, pode apostar na panacota de alecrim, um creme aromatizado com a erva e servido com calda de damasco. Os chocólatras vão preferir a torta de chocolate belga, com calda de frutas vermelhas e sorvete de iogurte.

O cardápio ainda indica quais opções são sem glúten, sem lactose, vegana ou vegetariana, para quem possui algum tipo de restrição alimentar.

Vai lá:

Rua Manuel Guedes, 369, Itaim Bibi, São Paulo - SP
Terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 23h
Sábado, das 12h30 à 0h
Domingo, das 12h às 18h

Aprenda a fazer:

Mar Negro, do CÔL

Ingredientes:
40 ml de bourbon
30 ml de licor de amaretto
15 ml de suco de limão
10 ml de xarope de açúcar
3 gotas de Angostura Bitter
1/4 de unidade carvão ativado (compra-se em farmácias)
Espuma de gengibre para finalizar
Gelo a gosto

Modo de Preparo:

Macere o carvão em uma coqueteleira. Adicione os demais ingredientes, exceto a espuma de gengibre. Acrescente pedras de gelo e bata bem. Coe a bebida em uma taça cupê com uma pedra grande de gelo. Finalize com a espuma de gengibre e sirva. No CÔL, o drinque é servido dentro de uma cúpula de vidro, com madeira defumada para acrescentar o visual da fumaça e um aroma defumado.

Drinques