Urban Taste

Viva a cidade. Saboreie experiências.

Feira Miolo(s) reúne livros, fanzines e arte gráfica no centro de SP

Por Lígia Nogueira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2017 17h21

Um dos principais encontros de editoras alternativas do país, a Feira Miolo(s) ocupará neste sábado (11) a Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, com a sua maior edição em quatro anos. Serão mais de 150 expositores de livros, fanzines e impressões que transitam entre as artes visuais e a literatura.

"É bonito de ver como a produção das editoras e dos artistas participantes fica mais rica a cada ano", diz Cecilia Arbolave, organizadora do evento e fundadora da editora Lote 42, ao lado do marido, João Varella.

O casal comanda a Banca Tatuí, espaço de publicações independentes aberto em 2014 que também estará presente no evento com material de outras tantas editoras. Quer saber o que ver na feira? Siga as dicas de Cecilia.

Zine, ilustrações e até herbário: de olho nos lançamentos

"A Lote 42 preparou três grandes lançamentos para a Feira Miolo(s): a zine 'Mó Mistério', com textos de grandes autores mortos e ilustrações de Laura Teixeira, 'Gogmagog! Morris Cox e sua Gogmagog Press!', sobre o trabalho do editor inglês Morris Cox, e 'Já Era', novela gráfica de Felipe Parucci. A Barbatana vai lançar 'A Anarquia Explicada aos Nossos Filhos', do catalão José Antonio Emmanuel, com ilustrações de Rodrigo Visca e tradução do Paulo Verano. A Deep vai lançar livros de poesia de Amanda Costa e Antonio Sobral, e um herbário de plantas medicinais de Simone Moraes, feito em parceria com o biólogo Victor Keller e Sandra Azevedo, cozinheira da Residência São João/RJ. Também teremos a mesa da Escola Miolo(s), com alunos que produziram publicações ao longo do ano em um curso feito pela ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), Gráficafábrica e Lote 42. Será uma mesa inteira só de lançamentos”. 

Para crianças, poetas e quem mais quiser: as novidades desta edição

"Além da Miolinho(s), espaço dedicado a livros para crianças, e do Esquenta Miolo(s), série de atividades que rolaram na semana anterior à feira, nesta edição teremos a CBM (Central Boesia de Miolo(s)), com as principais poesias do dia a cada hora. No melhor estilo rádio hard news, de hora em hora um poeta assumirá o sistema de som de toda a feira para fazer a leitura de uma boa poesia, ou boesia. Nomes como Ana Guadalupe, Joca Terron, Guga Nagib e Betina Monteiro estão na escalação da CBM. Outra novidade deste ano é que todas as palestras e o show serão transmitidos ao vivo pela internet, via www.facebook.com/lote42".

Qual é seu estilo? Um guia rápido

Quem gosta de HQ precisa conferir: Beleléu, Maria Nanquim, DW Ribatski, Mórula e Editora Gato Preto.
Para os fãs de literatura: Dublinense/Não Editora, Editora Elefante, Editora Quelônio, Cultura e Barbárie, Lamparina Luminosa.
Arte gráfica: Gráficafábrica, Edições de Zaster, Oficina Tipográfica São Paulo, Tipografia do Zé, Estúdio Collages, Edições Extemporâneas.
Pôsteres: Pipoca Press, Ale Kalko, Bebel Books, Selva Press, Zerocentos publicações/ocupeacidade.
Livros de artista: Polvilho Edições, rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr, Membrana, Pingado-Prés, coletivo oitentaedois.

Arte gráfica, produção, circulação... Palestras o dia todo

"O Fala Miolo(s) é um ciclo de palestras que abordam o universo gráfico, das 12h às 22h. João Varella abre a programação com uma introdução à cena atual. Gustavo Piqueira apresenta o trabalho do editor inglês Morris Cox. A londrina Ligaya Salazar, curadora do festival Elcaf, de Londres, conta como é a cena de ilustração e quadrinhos na Inglaterra. O evento terá, ainda, uma fala sobre o que um livro pode despertar em uma criança com Camila Feltre e outra sobre leitura de quadrinhos com Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro. Flávio Vignoli, Regina Melim, Silvia Nastari, Ana Rocha e Claudio Rocha, que vão expor na feira, também vão fazer apresentações sobre diversos temas relacionados a livros de artista, projeto gráfico, edição e tipografia”.

Alimento pra alma: comida, música e poesia

“Na Miolo(s) convocamos algumas food bikes: Petiscleta, Marroquina Couscous e Creative Commes. Como estamos no centro de São Paulo, certamente sobrarão opções para os visitantes. No encerramento da feira, às 22h, o público poderá assistir ao show de Enzo Banzo. O artista lança o disco 'Canção Escondida', em que transforma em música poemas de Alice Ruiz, Carlos Drummond de Andrade, Marcelino Freire e Paulos Leminski, entre outros. Durante o dia, a discotecagem é do duo DiMangaba", conta Cecília.

Vai lá:
Onde:
Biblioteca Mário de Andrade - r. da Consolação, 94 (estações Anhangabaú ou República do metrô)
Quando: sábado, 11 de novembro, das 11h às 23h; entrada gratuita.
Saiba mais aqui.

Siga Urban Taste no Instagram: @urbantasteuol
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Topo