Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Gravação de discos de vinil em tempo real é atração de evento grátis

Simon Plestenjak/ UOL
Imagem: Simon Plestenjak/ UOL

Lígia Nogueira

Colaboração para o UOL em São Paulo

18/02/2018 10h48

Além de ver shows e apresentações de DJs, os fãs de música que forem ao Heineken Block, evento gratuito que acontece aos sábados e domingos na Vila dos Ingleses, no centro de São Paulo, até o dia 11 de março, têm a chance de acompanhar a gravação de um disco de vinil em tempo real e ainda levar para casa um compacto com uma faixa do headliner da noite.

Quem recebe os visitantes do Vynil Lab são Rafa Jazz e DJ Nigas, donos da Casa Brasilis, loja, selo e gravadora especializada em vinil (e que deve reabrir em um novo endereço na região da Pompeia ainda no primeiro semestre). Durante o Heineken Block, são eles os responsáveis por gravar os discos, em um processo que dura menos de dez minutos.

Heineken Block - gravação de vinil - Simon Plestenjak/ UOL - Simon Plestenjak/ UOL
Em menos de dez minutos você sai com um vinil exclusivo
Imagem: Simon Plestenjak/ UOL

A atração principal do espaço é uma máquina de gravação fabricada na Jamaica na década de 1960 que foi carinhosamente apelidada por eles de "Bob". O equipamento tem uma agulha com ponta de diamante que recebe aquecimento e cava um trilho no disco. Tudo a partir de um arquivo digital armazenado em um notebook. Neste caso, o compacto verde é feito de plástico em vez de acetato. "O disco é esculpido em um processo quase artesanal", diz Rafa.

A advogada Isadora Machado, 27 anos, foi uma das primeiras a receber uma cópia do 45 polegadas com a faixa "Mix", incluída no álbum "Bixa" (2017), da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que tocou sábado (17) no evento. Ela tinha nas mãos um objeto exclusivo, já que o grupo não tem músicas lançadas em vinil. "Gostei do ritmo", comentou, ao ouvir o resultado. Ela diz que foi à festa pela experiência. Deu certo: "O lugar é agradável e a música está ótima".

O Heineken Block segue neste domingo -- porém já com ingressos esgotados -- e, para os seguintes, fique de olho no site: a partir de quinta-feira, dia 22, estarão abertas as inscrições para o próximo final de semana.

Vai lá:

Heineken Block - Simon Plestenjak/ UOL - Simon Plestenjak/ UOL
Imagem: Simon Plestenjak/ UOL

Heineken Block
Vila dos Ingleses. Rua Mauá, 836, Luz (metrô Luz)
Sábados e domingos, das 15h às 22h (até 11 de março)
Ingresso gratuito mediante cadastro no site (entrada sujeita a lotação)

Cultura e lazer