Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Amelita, do Riviera, se inspira no México com tequila e pimenta

Drinque Amelita - Divulgação
Drinque Amelita Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2018 04h00

Desde 1949, o Riviera Bar, na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, abraça um público ávido por bebidas de qualidade e petiscos dignos de nota. Um dos símbolos da boemia na época da ditadura militar, o bar nasceu como um salão de chá, viveu seus tempos áureos entre 1968 e o fim da década de 1970 e, após um período de cinzas, fechou em 2006. Até reabrir novamente em 2013, em nova forma, com menu e drinques caprichados. Hoje, a coquetelaria é um dos fortes da casa, que tem um público bastante abrangente – de jovens que estão começando a descobrir os drinques clássicos, até gerações mais velhas em busca de novos desafios para o paladar.

O drinque Amelita, criado na casa, é uma dessas inovações oportunas. Inspirado nos sabores mexicanos, combina tequila infusionada com pimenta, xarope de abacaxi com caramelo, abacaxi fresco e suco de grapefruit, que contribui com um leve e agradável amargor. Refrescante e picante na medida certa, é também um deleite para os olhos.

O menu de coquetéis do Riviera é assinado pelo bartender Kennedy Nascimento, bastante conhecido no mundo da coquetelaria. Mas, agora, a casa tem um time de barmen que executa os drinques com perfeição, contribuindo também com algumas novidades, como o Green  Garden – cachaça, limão taiti e xarope de açúcar – e o próprio Amelita. A carta pretende agradar a todos os gostos, por isso reúne tanto os clássicos mundiais quanto bebidas mais autorais. "Tem gente que vem de longe para tomar o Negroni e o Bloody Mary", conta Vagner Lima, um dos bartenders responsáveis da casa. "Acredito que o diferencial dos nossos coquetéis esteja em cada detalhe que observamos, a medida perfeita das bebidas, o carinho que nossa equipe coloca em cada drinque, as bebidas de qualidade, tudo isso faz a diferença", diz Lima.

Veja também:

O menu de petiscos e comidinhas também faz sucesso. Para acompanhar os coquetéis, comece com as batatas rústicas com alecrim e flor de sal e o bolinho de arroz com geleia de pimenta, boas pedidas para compartilhar. Se for sua primeira vez no Riviera, siga a dica de Lima: vá de hambúrguer. "O burguer  do Riviera e o do chef são os que mais fazem sucesso", garante ele. O primeiro é uma bela combinação de hambúrguer de Angus de 180 g com bacon, queijo gruyère, cebola roxa, rúcula, tomate e aïoli, enquanto o do chef leva o mesmo hambúrguer, servido com queijo brie, alface e tomate confit. Na hora do almoço, de segunda a sexta, tem menu executivo também, que pode ter de bife à cavalo ao famoso picadinho. A partir deste mês, o bar volta a abrir no almoço de sábado para servir sua célebre feijoada.

Aprenda a fazer:

Amelita, do Riviera Bar, em São Paulo

Ingredientes:
50 ml de tequila repousada infusionada com pimenta (para cada litro de tequila, use 3 gotas de pimenta estilo Tabasco, apenas para uma leve picância)
30 ml de suco de grapefruit
20 ml de xarope de abacaxi com caramelo (veja a dica no modo de preparo)
3 a 4 cubinhos de abacaxi fresco (de 3 a 4 cm cada)
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Macere os gomos de abacaxi fresco em uma coqueteleira. Adicione os demais ingredientes, bata com gelo e sirva em uma taça coupe. Importante coar bem, em peneira fina, para obter só o líquido, sem nenhum pedacinho de gelo ou fruta. Os bartenders costumam coar duplamente usando peneiras específicas. Guarneça o drinque com meia fatia de grapefruit fresco ou desidratado e sirva.

Dica 1: para fazer o xarope de abacaxi com caramelo, coloque a casca de um abacaxi numa panela, adicione 1/2 xícara (chá) de calda de caramelo pronta e 1/2 xícara de xarope de açúcar (mistura de açúcar e água na proporção de um para um). Leve ao fogo, misture bem e cozinhe até o líquido engrossar ligeiramente, como um xarope. Coe, esfrie e reserve na geladeira até a hora de usar.

Dica 2: para o drinque ficar ainda mais gostoso e com uma picância agradável, passe a borda da taça em um açúcar apimentado. Para isso, bata no liquidificador uma xícara (chá) de açúcar com um pedacinho de pimenta dedo-de-moça fresca, até virar uma farofa grossa. Então, passe um pedaço de abacaxi na borda da taça em que irá servir o drinque e mergulhe a borda da taça em seguida nesse açúcar picante (o suco de abacaxi ajuda a grudar o açúcar). Coloque o drinque na taça e sirva.

Vai lá:

Riviera Bar
Av. Paulista, 2584, Bela Vista, São Paulo – SP

Cultura e lazer