Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Aprenda a fazer um drinque com gin e pimenta, do Me Gusta Bar

Drinque Spicy Basil Collins, do Me Gusta Bar - Divulgação
Drinque Spicy Basil Collins, do Me Gusta Bar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/05/2018 04h00

Quem frequenta as casas da chef Renata Vanzetto, em São Paulo, sabe o que encontrar: comida jovial e divertida, drinques que unem simplicidade e criatividade e ambientes que prezam pela descontração. Assim ocorre no Marakhutai, com unidades na capital paulista e em Ilhabela, no Ema, no Matilda Lanches e também no Me Gusta Bar, todos com a assinatura da chef.

No Me Gusta, drinques como o Spicy Basil Collins fazem sucesso: é um dos mais pedidos da casa. Baseado no clássico Tom Collins, nas mãos do bartender Pedro Furrer a bebida recebe tons autorais com gin nacional infusionado com manjericão e pimenta-da-jamaica, mais limão siciliano e gás carbônico, para trazer borbulhas. "Trouxe mais complexidade à receita original, mas sem deixá-lo estranho ao paladar das pessoas", diz Pedro, que assina a carta de drinques.

Para fazer em casa, o profissional sugere a substituição do gás carbônico por club soda ou água com gás. "A pimenta-da-jamaica entra inteira, sem picar, para remeter à especiaria, e o manjericão italiano dá um toque herbal", diz ele.

O interessante do MeGusta é que, no andar de cima, tem o restaurante Ema, então pode-se ir com a família toda jantar e depois descer para um drinque, ou fazer o caminho inverso. "Tem o Matilda do lado também, de sanduíches, então o público acaba frequentando naturalmente todas as casas", afirma Pedro. Para o bartender, o público hoje está mais exigente em relação à coquetelaria do que há 10 anos, e a preferência por coquetéis à base de gin é muito maior. "Por isso, nossa carta tem bastante foco nessa bebida, principalmente com o uso de gins nacionais, que vêm crescendo em qualidade", acrescenta.

Veja também:

O cardápio da casa é bastante variado, com foco em sanduíches e porções para compartilhar, como ceviches e guacamoles, com influências latinas e também orientais. Ou, como diz o menu, "nossa cozinha é inspirada nas culinárias mais temperadas do mundo".

O Bun bah, sanduíche com pão brioche, frango empanado crocante, avocado, maionese apimentada, picles, tomate e coentro, é um dos mais pedidos para acompanhar os coquetéis. Para quem gosta de carne de porco, outra sugestão é o taco de pernil desfiado com sour cream, vinagrete de milho e brotos de coentro. Também há opções vegetarianas, caso do taco veggie, com guacamole, sour cream e cenourinha agridoce.

Aprenda a fazer:

Spicy Basil Collins, do Me Gusta Bar

Ingredientes:
750 ml de gin (de preferência nacional, de boa qualidade)
30 folhas de manjericão (do tipo italiano, de folhas maiores)
5 colheres (sopa) de pimenta-da-jamaica
30 ml de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de açúcar refinado
Club soda ou água com gás quanto baste
Flores ou ramos de manjericão fresco para decorar
Gelo

Modo de preparo:
Em um recipiente com 750 ml de gin, adicione as folhas de manjericão e a pimenta-da-jamaica inteiras. Deixe infusionar por 24 horas. Após esse período, coe a bebida e acondicione o líquido numa garrafa. Para preparar o drinque, coloque 60 ml do gin infusionado numa coqueteleira e adicione o suco de limão siciliano e o açúcar. Bata o conteúdo com gelo até misturar bem e resfriar. Coe e coloque num copo alto cheio de gelo. Complete com club soda ou água com gás. Para aromatizar e decorar, adicione uma flor de manjericão ou ramo frescos dessa erva e algumas pimentas-da-jamaica. Sirva em seguida.

Vai lá:

Me Gusta Bar
Rua Bela Cintra, 1551, Jardins, São Paulo – SP

Cultura e lazer