menu
Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.

Tiki Brasil, do Astor, valoriza a cachaça e os ingredientes nacionais

Henrique Peron/Divulgação
Drinque leva manga, limão-cravo e xarope de castanha-do-pará Imagem: Henrique Peron/Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

07/06/2018 04h00

O boêmio bar Astor, com duas unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, está com nova carta de drinques. Assinada pelo bartender Rogério Souza, o Frajola, o menu destaca coquetéis elaborados com ingredientes frescos e sabores muito presentes no Brasil, como manga, goiaba, café e coco. No Tiki Brasil, frutado, refrescante e cítrico, a surpresa é a escolha da bebida de base: a cachaça.

"Quando você tem produtos frescos e faz um drinque, consegue um outro sabor, uma outra experiência", diz Frajola. Por isso, o Tiki Brasil leva também manga, limão-cravo e xarope de castanha-do-pará feito na casa. "Minha ideia era criar coquetéis versáteis que agradassem todos os paladares, tanto do público mais jovem quanto do mais velho".

Frajola conta que ficou emocionado com o convite para assinar a nova carta, pois sua história com o Astor é longa: começou sua carreira na matriz, na Vila Madalena, onde ficou por 8 anos. "Quando eles abriram o SubAstor, eu desci para trabalhar lá e hoje sou chefe de bar", afirma. "Mas estou sempre no Astor Vila Madalena ajudando, vendo o que está acontecendo. Por isso, o convite foi um sonho realizado". A proximidade facilita: o Sub é praticamente no "porão" do Astor, com clima mais intimista e descolado.

Usar a cachaça para criar o coquetel tem a ver com uma proposta do bartender de mostrar ao brasileiro que a nossa bebida oficial pode, sim, ir muito além da caipirinha. "A gente tem que valorizar o produto nacional. Por isso, tentei deixá-lo bem fresco e fácil de tomar", diz.

Leia também:

Todos os xaropes usados nos drinques da casa são feitos diariamente pela equipe, e isso contribui para a leveza e o equilíbrio de sabores. Vale provar também o É o Bicho, com vodca, licor Strega, goiaba, limão taiti e xarope de amêndoas, bem frutado e refrescante, ou ainda o Time to Wake up, bem aromático, com rum escuro, café espresso, xarope de coco, limão taiti e licor de café.

O cardápio de comidinhas do Astor, em todas as unidades, é um conforto para quem gosta de comer bem. Tem desde aquelas delícias bem típicas de boteco, como pasteis e caldinhos, até petiscos como o "ovo imperfeito" – ovo pochê com fonduta de queijos e pimenta-do-reino. Se estiver em dúvida do que pedir, aposte sem medo nos canapés de steak tartare, para dividir, com a carne sempre fresca e bem temperada.

Aprenda a fazer

Tiki Brasil, do bar Astor

Ingredientes:

50 ml de cachaça de boa qualidade

25 ml de suco de limão-cravo

15 ml de xarope de castanha-do-pará

40 ml de purê de manga fresco

Folha de limão, fatia de manga e gelo triturado para decorar

Gelo quanto baste

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes numa coqueteleira (menos os itens de decoração) e adicione bastante gelo. Bata bem e faça uma coagem fina num copo alto. Decore com a folha de limão e uma fatia de manga e sirva com gelo triturado.

Dica: o xarope de castanha-do-pará pode ser feito com 1 litro de xarope de açúcar para 60 gramas de castanha. Para fazer o xarope de açúcar, misture 1 litro de água e 1 quilo de açúcar e deixe dissolver naturalmente. Aqueça ligeiramente e, antes de começar a ferver, retire do fogo e acrescente as castanhas, cortadas finamente. Misture bem e deixe esfriar. Coloque num recipiente de vidro com tampa e mantenha na geladeira até a hora de usar.

Vai lá:

Astor

Rua Delfina, 163, Vila Madalena, São Paulo – SP

Telefone: (11) 3815-1364

Mais Cultura e lazer