Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Veja como organizar as plantas em casa para ter uma "urban jungle" perfeita

Divulgação / Selvvva
Imagem: Divulgação / Selvvva

Lígia Nogueira

Colaboração para o Urban Taste

18/06/2018 04h00

A tendência da floresta urbana, movimento mundial em que as pessoas criam verdadeiras selvas particulares dentro de casa, veio mesmo para ficar. Além de compor a decoração, a presença das plantas contribui para a criação de ambientes mais aconchegantes e ajuda a desconectar da rotina agitada das grandes cidades.

Trazer a natureza para perto é mais simples do que pode parecer. "Não há restrições sobre as espécies mais indicadas", dizem as arquitetas Denise Yui e Julia Rettmann, da loja Selvvva, de São Paulo. O mais importante, segundo elas, é que exista alguma entrada de luz natural. O passo seguinte é investir na mistura de tamanhos, cores e tipos de folhagens e apostar em acessórios para conseguir diferentes alturas. Veja a seguir mais dicas de como ter uma urban  jungle perfeita.

Escolha as plantas de acordo com o local

"É possível usar todos os tipos de plantas dentro de casa, não há restrição quanto a isso", dizem as arquitetas. Mas e se elas estiverem longe da janela? "Nesses casos o ideal é escolher espécies que não precisam de sol direto, as chamadas espécies de luz difusa", sugerem. Denise e Julia recomendam as plantas tropicais, que nascem e crescem no interior da mata e ficam embaixo da copa das árvores. "Aposte em espécies como costela de adão, filodendro, jiboia, columeia, aglaonema, antúrio e pacová."

Invista na quantidade

O melhor jeito de conseguir o efeito floresta urbana é apostar na profusão. "A ideia é tentar juntar bastante planta para criar um efeito aconchegante", dizem Denise e Julia. Em vez de apenas alguns vasos isolados, invista em grupos de plantas dispostos pelo ambiente. "A proposta é olhar e ver plantas em diversos pontos, não só num cantinho. É importante que elas estejam bem espalhadas pelo espaço. Planta combina com planta!"

Use móveis e acessórios a seu favor

Uma estante na sala de estar pode ficar bem mais interessante quando intercalamos plantas e livros, por exemplo. O mesmo vale para cômodas, aparadores e outros móveis. Para decorar prateleiras altas, escolha espécies pendentes para que suas folhagens fiquem em evidência.

Acessórios especiais para vasos também contam pontos a favor na hora de compor uma urban  jungle dentro de casa. "Eles ajudam a organizar essa floresta", explicam as arquitetas. Em vez de simplesmente acumular tudo em um canto, aposte em bases, suportes de piso e hangers para posicionar as plantas em alturas diferentes. "Uma planta pode surgir do teto, outra da parede. O mais bacana dessa proposta é pensar em uma geografia interna."

Belos e muito úteis

Suportes de ferro também podem contribuir para elevar e fazer com que algumas plantas fiquem mais próximas da janela. Além disso, ao evitar o contato direto dos vasos com o chão, é possível evitar danos ao piso de madeira. "Eles são úteis e ajudam a criar o efeito desejado."

Como escolher e onde comprar

Na hora de selecionar as espécies que quer ter em casa, pensar em portes diferentes sempre ajuda. "Invista em plantas altas, árvores, espécies pendentes e plantas médias para fazer uma composição de verde com alturas diferentes", indicam as arquitetas.

Jiboia, lambari, monstera e trapoeraba roxa são fáceis de cuidar e trazem um efeito de selva para a casa naturalmente. Para saber quando é hora de regar, coloque o dedo na terra: se o solo estiver seco, é sinal de que a planta precisa de água.

Para comprar plantas, um bom lugar é a Feira de Plantas e Flores do Ceagesp.

Veja também:

Cultura e lazer