Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Quer curtir a noite carioca na Lapa? Este guia vai te ajudar

Isabela Marinho

Colaboração para o Urban Taste

12/07/2018 04h00

A Lapa tem fama internacional por sua efervescência cultural e não é à toa. Ritmos para todos os gostos, bares dos tradicionais aos mais descolados, música ao vivo, boa comida para diferentes bolsos, shows excelentes e a descontração das ruas fazem o bairro ser o que é.

Opções não faltam para se divertir, seja para vivenciar como os moradores da cidade, seja para conhecer os lugares dedicados aos turistas. Só não deixe de caminhar pelas ruas do bairro para ter sua real dimensão, desde a tradicional escadaria de Jorge Selarón, às vielas menores e cheias de charme e história.

Aqui vão algumas dicas: se a ideia é socializar e jantar por lá, é melhor chegar após as 19h, porque o fervo começa a partir das 21h. Neste horário as casas de show e de samba já estão razoavelmente cheias.

Em termos de segurança, a região tem policiamento e teve redução de 70% em número de roubos após o início da Operação Lapa Presente, no início de 2014. Mas, apesar disso, é bom não bobear e andar com celulares e câmeras fotográficas à mostra.

Se você for cedo, a opção mais econômica é o metrô, e a estação mais próxima é a Cinelândia. Se já sabe em qual estabelecimento quer ir, pegue um uber ou táxi até lá. E quando for dar uma volta pelo bairro, tome cuidados com seus pertences e sempre caminhe na área mais iluminada, ou seja, próxima aos comércios na Avenida Mem de Sá. É bom evitar as ruas transversais a ela, pois há menos iluminação.

Preparamos uma lista com o que a Lapa tem de melhor e, assim, você pode avaliar o que te agrada mais. Bom passeio e divirta-se!

Clube dos Democráticos, no Rio de Janeiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Clube dos Democráticos

Um casarão na Rua do Riachuelo foi erguido no início da década de 1930 para ser o ponto de encontro dos Democráticos Carnavalescos. Para além da imersão histórica encontrada nas escadas e sacadas do clube, o ambiente é sempre um fervo. Reduto de forró e de samba, a casa tem programação variada e está sempre cheia de pés de valsa querendo arrumar um par para dançar. Na programação fixa estão a Quarta Democrática, uma quarta-feira por mês, e todas as sextas-feiras o Forró de Bamba.


Vai lá:
Rua do Riachuelo, 91, Centro.
Quartas, das 20h às 3h. Sextas, das 22h às 4h.
Veja a programação completa no Facebook.
Telefone: (21) 2252-4611

Botequim Vaca Atolada

O Vaca – como é carinhosamente chamado pelos frequentadores – é um boteco que poderia ser considerado um bar comum, não fossem as suas deliciosas rodas de samba. Este é um programa ideal para o estrangeiro que quer vivenciar uma noite local com samba de raiz. O lugar tem poucas mesas, pois o coração da casa está ao redor da roda da noite. Com espaço para quem se arrisca nos passos de gafieira e para os que preferem assistir, o boteco traz a experiência de um bom samba com gente que gosta (muito) do ritmo. O Vaca também serve petiscos, chopes e cervejas de garrafa para acompanhar o legítimo som carioca.

Vai lá:
Avenida Gomes Freire, 533, Lapa.
Segunda a domingo, das 16h às 4h.
Entrada gratuita.
Telefone: (21) 2221-0515

Circo Voador

Circo Voador - Felipe Diniz / Divulgação - Felipe Diniz / Divulgação
Imagem: Felipe Diniz / Divulgação

No coração da Lapa, bem debaixo dos Arcos, o Circo Voador une excelentes shows a um ambiente descontraído para trocar ideia, tomar uma bebida e aproveitar as noites quentes. Há 36 anos, artistas de todos os cantos do país e de bandas internacionais passam pelo Circo e certamente sentem uma energia diferente ao tocar com o público tão próximo do palco. Esse ponto tradicional da cidade tem uma área externa com palmeiras, de onde se pode ver o céu estrelado por entre os Arcos da Lapa, enquanto tomam cerveja e aguardam o show começar. 

Vai lá:
Rua dos Arcos, s/n
Veja a agenda de shows no site.
Telefone: (21) 2533-0354

Rio Scenarium Pavilhão da Cultura

Rio Scenarium - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um casarão no fim da Rua do Lavradio chama a atenção pela sua efervescência cultural. Num só lugar, samba, MPB, choro, forró e gafieira representam alguns dos principais ritmos do Brasil. A sensação ao entrar é a de ter voltado no tempo. Decorado com antiguidades, o gastrobar nos lembra de seu passado histórico – não só do Rio Scenarium, mas de toda a Rua do Lavradio. Nesse contexto, a existência da casa foi fundamental para a revitalização da área. Misturando shows e pista de dança em ambientes diferentes, além de um restaurante, o ponto se tornou um dos favoritos dos turistas brasileiros e estrangeiros na Lapa. É realmente uma experiência que vale a pena. Entre os cariocas, os frequentadores são, em sua maioria, aqueles que gostam de dançar e procuram um bom lugar com samba de gafieira.

Vai lá:
Rua do Lavradio, 20, Centro.
Terça a quinta, das 19h à 1h. Sexta das 19h às 4h. Sábado das 20h às 4h30.
Telefone: (21) 3147-9000

Leviano Bar

Leviano Bar - Alexandre Ruas / Divulgação - Alexandre Ruas / Divulgação
Imagem: Alexandre Ruas / Divulgação

Salsa, forró, música pop, samba, jazz, funk e zouk estão entre os variados sons que tocam no Leviano. Além da música, o bar tem como diferencial um show circense. Artistas fazem acrobacias em tecido subindo e descendo do teto, atraindo a atenção do público.

Vai lá:
Avenida Mem de Sá, 47, Lapa.
Segunda a quarta, das 18h às 2h. Quinta a sábado, das 18h às 5h. Domingos, das 18h às 22h.
Entrada somente em dinheiro.
Telefone: (21) 2507-5779

Bar Carioca da Gema

Bar Carioca da Gema - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Seu nome pega carona no samba de Arlindo Cruz, Franco e Sombrinha, sucesso na voz de Beth Carvalho. Carioca da Gema foi um dos estabelecimentos pioneiros a revitalizar casarões na Lapa e a fazer com que o fervo cultural do bairro voltasse com tudo no início dos anos 2000. Com ambiente aconchegante, o casarão é também queridinho dos sambistas e dos que gostam de dançar, principalmente gafieira.

Vai lá:
Avenida Mem de Sá, 79, Lapa.
Terça a sexta, das 19h às 3h. Sábados e domingos das 21h às 4h.
Telefone: (21) 2221-0043

Fundição Progresso

Fundição Progresso - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Assim como o vizinho Circo Voador, a Fundição Progresso já recebeu em seu palco artistas brasileiros de toda a parte e bandas internacionais. A antiga fábrica de ferro se tornou um polo importante de cultura: cede seu espaço para aulas, cursos e oficinas, como as de atividades circenses e instrumentos musicais, além de ensaios de bandas/blocos de Carnaval durante o dia. Por ter um ambiente bastante espaçoso, os shows são menos intimistas que os do Circo, mas vale a pena para curtir as apresentações mais animadas.

Vai lá:
Rua dos Arcos, 24, Lapa.
Veja a programação no site.
Telefone: (21) 3212-0800

Baródromo

Desde 2017, o Baródromo trocou a Cidade Nova pela Lapa ampliando seu espaço. O bar, pioneiro na temática "escolas de samba do Rio", é decorado com alegorias e adereços que cruzaram a avenida em Carnavais passados. É uma boa experiência para quem chega ao Rio fora dessa época. Um grafite representando um desfile e as paredes que lembram as do Sambódromo da Marquês de Sapucaí ajudam a compor o clima, animado com shows de samba, bebidas e completo com porções.

Vai lá:
Rua do Lavradio, 163, Lapa.
Terça e quartas, das 18 à 1h. Quintas e sextas, das 18h às 3h. Sábados das 12h às 3h.
Telefone: (21) 2504-5754

Além desses destaques, a Lapa tem outros endereços que vale a pena visitar:

Cachaçaria Mangue Seco
Rua do Lavradio, 23, Lapa.
Segundas, das 11h30 às 16h. Terça a sábado, das 11h30 até o último cliente.
Entrada gratuita.
Telefone: (21) 3852-1947

Beco do Rato
Rua Joaquim Silva, 11, Lapa.
Terça a domingo, das 18h às 2h.
Telefone: (21) 2508-5600

Buraco da Lacraia
Rua André Cavalcanti, 58, Lapa.
Sextas e sábados, das 22h às 5h30.
Telefone: (21) 2224-8880

Casa da Cachaça
Avenida Mem de Sá 110-A, Lapa.
Segunda a domingo, das 16h às 5h.
Telefone: (21) 2531-7219

Bar das Quengas
Avenida Mem de Sá, 175, Lapa
Segundas a quinta, das 11h às 3h. Sextas e sábados, das 11h às 6h. Domingos das 11h às 3h.
Telefone: (21) 2232-0670

La Paz
Rua do Rezende, 82, Centro.
Veja a programação no site.
Telefone: (21) 2509-2403

Cordão da Bola Preta
Rua da Relação, 3, Centro.
Veja a programação no site.
Telefones: (22) 22408099

Gafieira Elite
Rua Frei Caneca, 4, Centro.
Sextas e sábados, das 23h às 5h.
Telefone: (21) 98181-8030

Teatro Odisséia
Avenida Mem de Sá, 66, Centro.
Quinta a sábado, das 23h às 5h.

Ganjah
Rua do Rezende, 82, Centro.
Segunda e terça, das 12h à 0h. Quarta e quinta, das 12h à 1h. Sextas, das 12h às 2h. Sábados, das 12h às 4h. Não abre aos domingos.
Telefone: (21) 2222-0462

A Lapa de dia – Feira do Rio Antigo
Rua do Lavradio
Todo primeiro sábado do mês, das 8h às 17h.

Cultura e lazer