Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Tuxedo é um drinque elegante com gin, licores, vermute e jerez

Drinque Tuxedo, do Apothek - Divulgação
Drinque Tuxedo, do Apothek Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

31/08/2018 04h00

Em um espaço diminuto nos Jardins, dentro da galeria de arte Casa SINLOGO, em São Paulo, o premiado bartender Alê D’Agostino instalou seu Apothek Cocktails & Co. Ali, o expert em drinques – que passou 18 anos à frente da coquetelaria do Spot, também na capital paulista – apresenta uma carta focada em clássicos e autorais.

A degustação no balcão é para poucos. Afinal, o local comporta no máximo 15 pessoas, com conforto, e o bar fica aberto apenas às quintas, sextas e segundas. No restante dos dias, a dedicação é para eventos. A ideia inicial, segundo o bartender, era investir apenas na venda on-line de drinques engarrafados, prontos para consumo, que ainda continua em seu site. "Mas precisávamos de um espaço físico, também, e a galeria nos pareceu perfeita para isso", diz D’Agostino.

Fã dos drinques clássicos e de personalidade, o bartender se inspirou em três coquetéis para usar como base para suas criações no Apothek: negroni, old fashioned e manhattan. "São os que eu mais gosto, drinques complexos, fortes", afirma ele. Hoje, a carta comporta cerca de 20 coquetéis clássicos e 12 de assinatura. Dentre os autorais, o Tuxedo, inspirado numa receita do hotel inglês Savoy, em Londres, é um dos destaques. Combina gin, vermute, jerez, licor de maraschino e de anis.

Veja também:

Além de provar as especialidades da casa no balcão, o público também pode levar para casa os drinques engarrafados, em uma embalagem charmosa, fechada com cera e com cara de farmácia antiga, que remete ao nome da marca. "Apothek vem de apotecário, por isso veio a ideia das garrafinhas. No passado, muitas das bebidas eram consumidas como remédios, como os vermutes e amaros que, pelo seu amargor, eram usados para tratar males do fígado", lembra o bartender.

Para acompanhar os coquetéis, a carta de petiscos ainda é diminuta, com foco em opções veganas, como guacamole. Para os carnívoros, há também o fouet, embutido espanhol, para beliscar. "Mas estamos estudando incluir novas possibilidades, pois notamos que o público tende a ficar bastante tempo no bar, provando os coquetéis. Então surgiu essa necessidade de trazer mais novidades para o cardápio", afirma D’Agostino.

Aprenda a fazer

Tuxedo, do Apothek Cocktails & Co

Ingredientes:
30 ml de gin
30 ml de vermute bianco
30 ml de jerez fino
10 ml de licor maraschino (licor de cerejas)
5 ml de licor de anis
Pedras de gelo a gosto
Casca de limão siciliano para decorar

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em um recipiente e mexa bem até gelar, por cerca de 10 segundos. Coe a mistura em uma taça tipo coupe ou martíni. Finalize com uma casca de limão siciliano e sirva.

Vai lá

Apothek Cocktails & Co
Rua Oscar Freire, 2221, Jardins, São Paulo – SP 

Cultura e lazer