Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Com apresentação lúdica, drinque Voo pela Capadócia leva rum e tangerina

Drinque Voo pela Capadócia, do Caulí Bar - Henrique Peron / Divulgação
Drinque Voo pela Capadócia, do Caulí Bar Imagem: Henrique Peron / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

19/10/2018 04h00

Incrementando a cena etílica de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, o Caulí bar chega com a proposta de boa gastronomia aliada a drinques autorais criativos e com apresentações lúdicas, cheias de adereços. Um dos coquetéis de destaque é o Voo pela Capadócia, inspirado nas viagens de balão pela região da Turquia que dá nome ao drinque. Com base de rum premium, a bebida leva ainda tangerina, para trazer um sabor frutado, e manjericão, agregando perfume. "Quis trazer a sensação de um voo mesmo pela Capadócia, por isso o drinque vem acompanhado de um balão", diz o sócio da Casa João Paulo Warzee, um entusiasta de passeios ao redor do mundo.

A carta de autorais foi desenvolvida por João Paulo junto com o bartender Marcos Félix, e é executada por outro fera das coqueteleiras, Sylas Rocha. A aposta em apresentações lúdicas faz parte do estilo da casa e reflete as memórias de viagens de João Paulo. "Eu gosto de dar minha personalidade aos coquetéis, tento mostrar através deles as emoções que vivi e os lugares que conheci", diz. O Room Service, com base de conhaque, licor de laranja, limão siciliano e xarope de açúcar, chega à mesa trazido por um mensageiro de hotel. "Pensamos em todo um ritual para servir os drinques, para ser algo divertido, uma experiência", afirma João Paulo. Além dos autorais, a carta de bebidas traz também uma seleção de drinques clássicos, vinhos, cervejas, runs e uísques premium, entre outros.

Veja também:

Alinhado com a proposta dos coquetéis, o menu oferece uma seleção de petiscos, entradas e pratos com ar cosmopolita. Para começar, o brie empanado com mel trufado é boa aposta, coberto por amêndoas laminadas e acompanhado de geleia de frutas vermelhas. Há pedidas mais clássicas de bar, como coxinhas, bolinhos de arroz, dadinhos de tapioca e até corações de galinha grelhados, com fatias de pão tostado e molho chimichurri.

Se a ideia é jantar, as opções são bastante variadas, do atum selado em crosta de gergelim com purê de wasabi, molho oriental e crisp de couve, até o portentoso prime rib grelhado com batatas assadas. De sobremesa, imperdível o cookie de brigadeiro mole, preparado com azeite e servido quente com sorvete de baunilha.

Aprenda a fazer

Voo pela Capadócia, do Caulí Bar

Ingredientes:
50 ml de rum premium
25 ml de xarope de tangerina
20 ml de suco de limão tahiti
Club soda a gosto para completar
2 gotas de Angostura
10 Folhas de manjericão grande
Gelo britado a gosto
Ramo de manjericão e flor comestível para decorar

Modo de Preparo: 
Coloque gelo britado em um copo alto (estilo long drink) e adicione todos os ingredientes, menos o ramo de manjericão e a club soda. Misture bem e complete com a club soda. Decore com o ramo de manjericão e a flor comestível e sirva.
Dica: para fazer o xarope de tangerina, prepare um suco com 4 tangerinas para obter 750 ml de suco. Bata-o no liquidificador com um pouco de água e coe. Ferva os 750 ml de suco numa panela com 1 kg de açúcar, 50 ml de essência de tangerina comestível e 1 colher (sopa) de emulsificante. Depois de ferver, retire do fogo e deixe descansando por 30 minutos. Reserve na geladeira até a hora de usar.

Vai lá

Caulí Bar
Rua Joaquim Antunes, 248, Pinheiros, São Paulo – SP

Cultura e lazer