Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Avenida Paulista aberta: um roteiro para curtir a região no domingo

Avenida Paulista - Adobe Stock
Avenida Paulista Imagem: Adobe Stock

Lilian Sobral

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

04/11/2018 04h00

Já tem mais de 20 anos que os Titãs cantam: "domingo eu quero ver o domingo passar. Domingo eu quero ver o domingo acabar". Bom, pelo menos para quem passa esse dia na cidade de São Paulo, a história mudou.

Depois de vários testes, foi oficialmente instituído em junho de 2016 que todo domingo é dia de Avenida Paulista aberta para pedestres. A restrição para carros cresceu para outras partes de São Paulo. Hoje o Programa Ruas Abertas acontece quase todos os domingos e feriados em diversos endereços da capital.

Veja também:

Com exceção de dias em que há algum evento em que o fluxo de carros precisa ser liberado, músicos de rua, artistas, festas e bares lotados tomam uma das mais simbólicas avenidas do país.

No meio de tantas coisas, destacamos algumas opções bacanas para quem quer aproveitar o domingão inteiro na Paulista e em seus arredores.

Chegue pedalando

Evitar ir para a Paulista de carro aos domingos é uma ótima ideia, já que o trânsito das redondezas pode ficar complicado. A dica é preferir o transporte público, especialmente o metrô. Quem quer fazer o roteiro pedalando tem uma ajuda extra. Além da ciclovia que está sempre por lá, também é aberta na Paulista uma ciclofaixa de lazer, que amplia o espaço para bikes.

Comece com um café dos campeões

Padaria Bella Paulista - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Que tal iniciar o domingo com um café da manhã reforçado? Seja para curar a ressaca do sábado, ou para abastecer o corpo com energia para explorar a Avenida Paulista. Bem pertinho dela que fica a Padaria Bella Paulista. Queridinha dos baladeiros por funcionar 24 horas, é conhecida por ter uma variedade gigante de doces, pães e salgados, lanches que são as caras das "padocas" paulistas e até uma adega e um mini mercado.

Vai lá:
Padaria Bella Paulista - Rua Haddock Lobo, 354
Aberta 24 horas.
(11) 3129-8340/3214-3347

Dance para animar o dia

Zumba no Center 3, na Avenida Paulista - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Já pensou em aprender Zumba com professores profissionais, de graça, e no meio da principal avenida da cidade? Aos domingos, o Shopping Center 3 promove aulas gratuitas dessa mistura de ginástica com danças de ritmos latinos. Não tem idade mínima, necessidade de inscrição ou nível específico: qualquer um pode chegar e cair na dança.

Vai lá:
Aulas grátis de zumba - Avenida Paulista, 2064 (em frente ao Shopping Center 3)
Das 11h às 13h (é possível participar da aula inteira ou apenas por alguns minutos).
(11) 3285-2458

Aproveite para fazer boas compras

Seja você um turista visitando São Paulo em busca da lembrancinha perfeita, ou quem sabe alguém procurando um presente criativo, esta pode ser uma boa oportunidade. A via fica lotada de barraquinhas durante todo o domingo, e bem perto do Parque Trianon acontece uma feira oficial, onde expositores levam antiguidades e artesanato para a avenida.

Vai lá:
Feira de Arte, Artesanato e Cultura do Trianon - Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon
Domingos, das 9h às 18h.
Mais informações no Facebook.

Recarregue com um almoço de respeito

Lugares para almoçar na região não faltam. E um desses tem uma proposta bem diferente e, talvez, uma das mais democráticas da região. O Jazz Restô & Burgers promete agradar carnívoros, vegetarianos e veganos com seus hambúrgueres, pratos e sobremesas. A decoração é toda inspirada no mundo do jazz, e o cardápio de drinques e cervejas é gigante (e sem álcool, perfeito para os ciclistas da Paulista). São duas unidades próximas da avenida, cada uma mais perto de uma das pontas, o que significa que dá para parar pro almoço a qualquer momento.

Vai lá:

Jazz Restô & Burgers
Largo Dona Ana Rosa, 33 e Alameda Itu, 1548
Segunda a quinta, das 11h30 às 23h.
Sexta, das 11h30 às 15h.
Sábado, das 19h às 0h.
Domingo, das 12h às 23h.
Telefone: (11) 2369-1453

Conheça outras culturas

Fachada da Japan House, projeto do arquiteto Kengo Kuma, no início da avenida Paulista - Nelson Antoine/Folhapress	 - Nelson Antoine/Folhapress
Imagem: Nelson Antoine/Folhapress
São Paulo é uma das poucas cidades no mundo sortuda o bastante para ter uma Japan House, espaço do governo do Japão para difundir a cultura do país. A fachada impressiona. A obra é do arquiteto japonês Kengo Kuma, em parceria com o escritório paulistano FGMF Arquitetos. Dentro, exposições e eventos é que dão o tom. Lá tem lojinha, espaço multimídia para ler alguns livros japoneses e o IMI café, onde doces e chás japoneses encontram bebidas e quitutes brasileiros.

Vai lá:
Japan House São Paulo - Avenida Paulista, 52
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingo e feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 3090-8900

Veja a Paulista de cima

Sesc Avenida Paulista - Amanda Perobelli - 29.abr.2018/Estadão Conteúdo - Amanda Perobelli - 29.abr.2018/Estadão Conteúdo
Imagem: Amanda Perobelli - 29.abr.2018/Estadão Conteúdo
A unidade do Sesc na Avenida Paulista inaugurou em abril de 2018 e, em menos de um ano, já se consagrou como parada obrigatória na região. O que mais faz sucesso é o mirante, com uma vista privilegiada da avenida. Também tem café, restaurante, oficinas e atividades para crianças e adultos. E atenção, ciclistas: tem paraciclos e ganchos para bicicletas (leve seu cadeado).

Vai lá:
Sesc Avenida Paulista - Avenida Paulista, 119
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Telefone: (11) 3170-0800

Pôr do sol num cantinho especial

MIRANTE NOVE DE JULHO - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
Quando a Paulista já estiver a ponto de ser liberada para veículos, hora de conhecer outro mirante da região. Este, virado para outro lado. Bem atrás do MASP fica o Mirante 9 de Julho, com café, restaurante, shows, eventos e vista para a avenida de mesmo nome. É mais uma opção para quem não quiser esperar o pôr do sol no topo do Sesc.

Vai lá:
Mirante 9 de Julho - Rua Carlos Comenale, s/n
Terça a domingo, das 10h às 22h.
Mais informações no Facebook.

Para encerrar com balada

Sobrou energia? Dá para gastar no Espaço Desmanche. E a balada típica do domingo a tarde é a Tereza, que começa às 17h e ainda emenda com outra festa para quem for da noite. Tem quase todo domingo, mas vale ficar ligado na página do espaço no Facebook.

Vai lá:
Espaço Desmanche - Rua Augusta, 765
Programação no site ou Facebook.
Telefone: (11) 2924 5083

Cultura e lazer