Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Que tal uma Poção do Amor? Drinque combina hidromel, morangos e espumante

Drinque Poção do Amor, da Taverna Medieval - Divulgação
Drinque Poção do Amor, da Taverna Medieval Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

23/11/2018 04h00

Já visitou uma taverna de verdade? Instalada numa casa ampla no bairro da Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, a Taverna Medieval faz jus ao nome. Inspirada nas histórias de guerreiros, príncipes e princesas da Idade Média, o local, de três ambientes, é farto em referências da época, com coroas para fazer fotos, objetos trazidos de cenários de filmes, espadas, grilhões nas paredes e muito mais.

Ali, tanto o cardápio de drinques quanto o de comidas refletem o gosto dos proprietários por esse período histórico. Fazem sucesso as "poções", drinques autorais que levam até hidromel, uma bebida fermentada feita com mel, tradicional naquela época. A Poção do Amor chega até o cliente num recipiente que lembra um balão volumétrico, como aqueles usados nas aulas de química. Combina hidromel, espumante, morangos e limão, para despertar o amor. "Esse é o drinque mais pedido da casa, disparado", diz Marco Aurélio Massarico, chefe de bar e gerente de projetos da taverna, que acolhe também um público interessado em RPG e jogos de tabuleiro.

"Esse drinque foi criado justamente para trazer a ideia do hidromel, que era oferecido aos casais em lua-de-mel, para que tivessem fertilidade", afirma Marco, que participou da criação das bebidas. A Poção de Mana, outro sucesso do menu, tem uma pegada mais brasileira, com cachaça aromatizada na casa com maracujá e camomila, sucos de limão siciliano e tahiti e água com gás.

Veja também:

Além das criações da casa e versões de drinques clássicos, a carta também traz cervejas e vinhos. É possível provar ainda três versões de hidromel em shots – seco, suave e aegir, um tipo premium dessa bebida. Para acompanhar os coquetéis, vale começar pelas porções mais pedidas, como a Apple Bacon de Valhalla, um refogado de maçãs com cebola e bacon, que acompanha baguete italiana fatiada, ou ainda a Tábua de Salmão de Camelot, que vem com gravlax (salmão curado ao estilo viking) e salmão defumado, com molho à base de dill e pães.

Uma curiosidade: todos os pratos do cardápio exibem "espadinhas" que indicam o teor de medievalismo das receitas. Essas duas estão entre os bocados que mais remetem ao período, com sabores e técnicas de preparo inspiradas nas versões ancestrais. Além delas, faz sucesso também a porção de Cebolas Recheadas de Tão Tão Distante, em que as cebolas vêm empanadas e recheadas com muçarela, pernil desfiado e temperado com relish de pimentão defumado.

A taverna apresenta ainda uma boa seleção de hambúrgueres, sanduíches e saladas. Dentre os burgers, o Dragão Azul do Oriente satisfaz grandes apetites, com disco de carne bovina de 180 gramas, muçarela da casa, cogumelos shiitake e shimeji refogados com shoyu e manteiga no pão de brioche.

Aproveite também as atrações da casa: de sexta a domingo, é possível praticar arco e flecha;  de quarta a domingo, um oraculista pode ler as runas para você ter um vislumbre do futuro; e, de terça a quinta-feira, a pedida é apostar no videogame, com jogos de temática, claro, medieval. Para os amantes de RPG, a taverna também abre espaço para jogos em grupos.

Aprenda a fazer

Poção do amor, da Taverna Medieval

Ingredientes:
50 ml de hidromel suave
4 unidades de morango
25 ml de suco de limão siciliano
1 colher (sobremesa) de açúcar
120 ml de espumante brut
1 gota de corante comestível vermelho (opcional)
Pedras de gelo

Modo de preparo:
Macere o morango com o açúcar e o limão. Coloque a mistura numa taça bojuda. Adicione pedras de gelo e o hidromel. Mexa e complete com o espumante. Na casa, o drinque é servido num balão de vidro, como aqueles usados para preparações químicas, lembrando uma poção.

Vai lá

Taverna Medieval
Rua Gandavo, 456, Vila Mariana, São Paulo – SP 

Cultura e lazer