Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Inspirado em bairro japonês, Golden Gai leva uísque, chá e água de mel

Drinque Golden Gai, do bar Buraco - Divulgação
Drinque Golden Gai, do bar Buraco Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

30/11/2018 04h00

O Bar Buraco é um achado em meio à Vila Buarque, no centro de São Paulo. Em um espaço com luz difusa e neon, que se alcança por meio de uma escada meio escondida, a casa serve drinques autorais inspirados nas viagens que os proprietários fizeram, especialmente ao Japão. Ali, são servidos coquetéis à base de chá, uma paixão dos sócios.

O Golden Gai, com uísque, suco de limão e água de mel, leva chá Earl Gray, que traz um perfume diferente ao drinque. "O bar começou comigo e com o Dida Louvise. Depois que visitamos o Japão, ficamos bastante inspirados com os bares que conhecemos por lá, especialmente os do distrito de Golden Gai", diz Pedro Marques, sócio-proprietário, que também cuida da carta de bebidas junto com Louvise e o bartender, Lucas Bocchese. "Pensando nisso, apostamos em um bar pequeno, com bons drinques e sem cozinha, só com petiscos que a gente consegue montar na hora", afirma ele.

Veja também:

Para desenvolver os drinques com chás, o bartender Marcio Silva, do Guilhotina, em São Paulo, prestou consultoria aos sócios no início. "Com o tempo, nós fomos criando outros coquetéis e hoje temos vários autorais e também alguns clássicos, como Old Fashioned e Dry Martini", diz Pedro.

No espaço diminuto, mas aconchegante, convivem também as referências literárias dos sócios, principalmente os autores Haruki Murakami e Charles Bukowski. O drinque Chinaski, que leva gin infusionado com chá mate, suco de limão siciliano e tônica, alude a um dos principais personagens da escrita de Bukowski. No Murakami, em homenagem ao autor japonês, a base é de rum infusionado com chai masala, além de vermute e campari.

Há poucas mesas e as cadeiras se alinham em uma grande fila, ocupando as paredes da casa, para que as pessoas possam ficar mais próximas e conversar entre si. Para petiscar, há poucas opções, mas que satisfazem. A tostada de berinjela, um pão ciabata aberto coberto com caponata feita com o legume, é boa para dividir, assim como a terrine, um creme de queijo de cabra, molho pesto e tomate-cereja, para comer com torradas de pão lavouche. A referência ao Japão continua no oniguiri, bolinho de arroz japonês com recheio de umê e furikake.

Aprenda a fazer

Golden Gai, do Bar Buraco

Ingredientes:
60 ml de uísque infusionado com folhas de chá Earl Gray
15 ml de suco de limão taiti
10 de água de mel (3 partes de mel pra uma de água)
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Misture as bebidas em uma coqueteleira com gelo e bata. Coe na peneira em uma taça aberta e sirva.
Dica: use 10 gramas de folhas de chá Earl Gray para 1 garrafa de uísque. Deixe infusionar a frio por 30 minutos, coe e use a bebida.

Vai lá

Bar Buraco
Rua Cesario Mota Junior, 281, Vila Buarque, São Paulo – SP 

Cultura e lazer