Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Geleia de cassis e licor de cerejas trazem frescor ao clássico daiquiri

Drinque Black Currant Daiquiri, do Camden House Gastropub - Divulgação
Drinque Black Currant Daiquiri, do Camden House Gastropub Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

21/12/2018 04h00

Mais conhecido pelo brunch oferecido de fim de semana, o Camden House Gastropub, no Itaim, na zona sul da capital paulista, também aposta em drinques clássicos e autorais. Dentre as versões criadas pelo bartender Paulo Corghis, o Black Currant Daiquiri traz a base de rum do clássico, porém aliada a geleia de cassis e licor luxardo, feito de cerejas italianas, com notas amendoadas e herbáceas, mais um toque de vinagre balsâmico. O drinque reflete as raízes de Paulo, de origem italiana.

O bartender começou na casa em 2015 e inovou o conceito de pub, passando a dedicar o bar não apenas às cervejas, mas também aos bons drinques e vinhos. Passou uma temporada como consultor e agora retorna a partir de janeiro para assumir o bar integralmente. "Sempre vamos preparar os clássicos, mas estamos apostando também nos autorais, seguindo a tendência dos drinques menos alcoólicos, mais leves e diluídos, especiais para o verão que vem chegando", diz ele.

Para a hora do brunch, o coquetel mais pedido ainda é o Bloody Mary, com base de vodca ou gin, mas o italianíssimo Aperol Spritz e o Mimosa também são bastante apreciados nessa refeição, que combina café da manhã e almoço, em horário estendido.

A carta de bebidas da casa é bastante completa. Para quem não abre mão do gin, o menu contempla diversas versões de Gin Tônica, variando nas marcas das bebidas e também nas especiarias que acompanham o drinque, como zimbro, cardamomo e hortelã. Na linha dos coqueteis especiais da casa, vale provar também o Please Kill Me, assinado por Paulo, com gin, aperol, vermute seco, limão siciliano, chambord (licor de framboesas negras) e bitter.

Durante a semana, o menu de comidinhas oferece diversas opções de petiscos para começar os trabalhos ? do tradicional bolovo, feito com linguiça artesanal e maionese defumada, às croquetas de rabada, bem crocantes, servidas com molho barbecue.

O Fish and Chips, típico dos pubs ingleses, é feito com peixe fresco, purê de ervilhas e molho tártaro caseiro. Se a ideia é pegar leve, prove a salada Camden Caesar, com alface romana baby, molho artesanal com aliche, peito de frango, tomate-cereja e lascas de queijo parmesão. Caso o apetite seja grande, vale pedir um dos bons curries da casa, como o Chicken Tikka Massala, clássico indiano com sobrecoxa de frango orgânico, molho de tomate e especiarias, para paladares que curtem sabores picantes.

Aprenda a fazer

Black Currant Daiquiri, do Camden House Gastropub

Ingredientes:
10 g de geleia de cassis
5 ml de luxardo (licor marrasquino, de cerejas italianas)
15 ml de suco de limão siciliano
60 ml de rum
5 ml de vinagre balsâmico
1 pitada de pimenta-do-reino
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes no liquidificador, menos a pimenta, e bata com pedras de gelo até obter textura de sorvete ("frozen"). Sirva em uma taça de martíni e finalize com um toque de pimenta-do-reino moída.

Vai lá

Camden House Gastropub
Rua Manuel Guedes, 243, Itaim ? São Paulo ? SP

Cultura e lazer