menu
Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Aprenda a preparar uma versão "branca" de Negroni com gin

Divulgação
Drinque Blanc Negroni, do Firmina Central Pizza & Bar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste

2019-04-12T04:00:00

12/04/2019 04h00

No Centro de São Paulo, no Largo do Arouche, o Firmina Central Pizza & Bar faz uma gastronomia focada nas pizzas individuais com destaque para drinques clássicos e autorais. Dentre as criações, o proprietário e sócio da casa, Juan Troccoli, também bartender, criou uma versão "branca" para o tradicional Negroni, que completa um século neste ano. "O Negroni original leva esse nome porque é uma bebida escura, 'nera', em italiano. Pensei numa variante com outras bebidas que deixam o drinque claro. Tem perfil forte, como o original, mas ficou bem convidativo", diz Juan.

Assim, o Blanc Negroni leva cynar, noilly prat, carpano bianco, gin, um toque de fernet e casca de limão siciliano para aromatizar. Ao lado desse, outro sucesso da casa, também autoral, é o Red Firmina, com campari e noilly prat, com uma bonita cor avermelhada. Seguindo a onda dos gin tônicas, que ainda permanece firme e forte, o Gin Tonic Firmina é um dos mais pedidos, com suco de grapefruit, hortelã, cynar, gin e tônica. Para quem prefere apostar nos clássicos, a casa oferece uma boa seleção, com o Negroni original, Dry Martini, Bloody Mary e Sex on The Beach.

Para comer, o menu tem porções boas para petiscar e que combinam com os drinques mais intensos, como o amendoim temperado com especiarias, as alheiras portuguesas e os bolinhos de bacalhau. As pizzas individuais são o carro-chefe da casa, com sabores que variam da clássica Marguerita, com moçarela e manjericão, a misturas mais diferentonas, como a Minho, com paio assado sobre camada de queijo e pesto de couve.

Há também alguns pratos da culinária italiana, como espaguete ou penne com molho pomodoro e manjericão ou molho especial de queijos, além de lasanha de carne moída com mozzarella, presunto, molho de tomate e queijo, ou milanesa de carne à parmegiana, acompanhado de arroz e batata.
As opções de sobremesa são poucas e tradicionais, com brigadeiro de colher, flan caseiro (pudim de leite com calda e lascas de laranja), sorvete e petit gâteau.

Aprenda a fazer

Blanc Negroni, do Firmina Central Pizza & Bar

Ingredientes:
25 ml de Cynar
25 ml de Noilly Prat
15 ml de Carpano Bianco
60 ml de gin
5 ml de Fernet
Casca de limão siciliano para decorar
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Coloque pedras de gelo em um copo baixo. Num recipiente de vidro (mixing glass), ponha gelo e acrescente todas as bebidas. Misture bem com uma colher. Coe a bebida sobre o copo baixo com gelo e decore com a casca de limão siciliano. Sirva em seguida.

Vai lá

Firmina Central Pizza & Bar
Avenida Vieira de Carvalho, 179, Largo do Arouche - São Paulo - SP

Mais Cultura e lazer