Topo

Drinques

Conheça o Copacabana, drinque autoral do Otel

Drinque Copacabana, drinque do Otel Restaurante e Bar - Divulgação
Drinque Copacabana, drinque do Otel Restaurante e Bar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

30/05/2019 13h48

Num ponto privilegiado do Jardins, na capital paulista, o novo Otel - inaugurado há um mês - presta homenagem aos grandes clássicos da hotelaria do mundo todo. Essa influência está presente em tudo na casa, do menu à carta de drinques. Pedro Bittencourt, um dos sócios, criou cinco versões de coquetéis autorais, em dupla com o chef de bar da casa, João Ricardo. Cada bebida remete a um hotel famoso. O Copacabana, por exemplo, já é um dos mais pedidos do cardápio, com base de cachaça, capim santo, limão siciliano e gengibre. "Preferimos montar uma carta com drinques clássicos menos óbvios e alguns autorais também, com a nossa cara", diz Pedro. "Testamos mais de 40 receitas até chegar aos cinco drinques de criação que apresentamos hoje", acrescenta. Cada um desses coquetéis traz como base a bebida referente ao país do hotel homenageado. O Palazzo Parigi, por exemplo, leva limoncello, limão siciliano, hortelã, tônica e espumante, enquanto o Waldorf Astoria combina vodca, cynar e frangelico, com um toque de suspiro e tabasco.

Veja também:

Cepa recria Proto Tônica com limão cravo e tomilho
Vencedor do Comida di Buteco BH é vegano. E tudo bem
Nova geração de botecos recupera ambientes modestos e drinques clássicos


Dentre os clássicos menos conhecidos, há o Vesper Martini, com gin, vodca, lillet blanc e bitter de laranja, ou ainda o Red Snapper, com gin, suco de tomate e temperos, parecido com Bloody Mary. E caso o cliente prefira driquens clássicos, como Mojito e Cosmopolitan, o bar atende o pedido mesmo não constando na carta.

O menu de comidinhas foi criado pela chef e consultora Lelena César, com toques brasileiros e contemporâneos. Para começar, há desde o steak tartare clássico, servido com gema curada e acompanhado de fritas ou salada, até os tradicionais croquetes de carne com pimenta da casa, ou ainda os pasteis de camarão, com recheio de bobó preparado com o crustáceo, acompanhados de pimenta em conserva. Muitos dos pratos também se referem a ícones da hotelaria, como o lobster sandwich, sanduíche de lagosta com salsão, maionese de limão, alface romana e ciboulette no pão brioche. Há boas opções de massas, como o penne com ragu, feito com linguiça toscana, erva-doce e rúcula, ou o cremoso espaguete à carbonara, com pancetta, queijo grana padano e ovo caipira.

De segunda a domingo, o menu oferece também pratos do dia, como a costelinha na rapadura com aligot de cará e ervilha-torta e o estrogonofe russo, que segue a receita original à base de filé-mignon com páprica, mostarda de dijon e creme de leite fresco, servido com arroz e batata palha artesanal.

Para finalizar a refeição, vale provar a torta absoluta do Otel, com massa de cacau, ganache de chocolate 70% e toffee de caramelo com uma pitada de flor de sal. A rabanada Romeu e Julieta também agrada, servida com sorvete de requeijão. Para os que preferem algo mais leve, a sopa do bosque é boa opção, com frutas vermelhas e sorvete de pistache sem açúcar.

Aprenda a fazer:

Copacabana, do Otel

Ingredientes:
60 ml de cachaça prata
25 ml de xarope de capim santo
25 ml de suco de limão siciliano
10 ml de extrato de gengibre
1 ml de angostura de laranja
2 ml de angostura aromática
Capim santo fresco para guarnecer
1 casquinha de limão siciliano para guarnecer
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes numa coqueteleira, menos os usados na guarnição e a angostura aromática. Preencha 2/3 da metade maior da coqueteleira com gelo. Feche a coqueteleira e agite-a vigorosamente por alguns segundos. Coe duplamente a bebida em um copo longo com gelo. Finalize com mais gelo picado, a angostura aromática, um ramo de capim santo e o twist (casquinha de limão torcida) de limão siciliano. Sirva em seguida.

Vai lá:

Otel Restaurante e Bar
Rua Dr. Melo Alves, 216, Cerqueira César, São Paulo - SP
Segunda, das 12h ás 15h e das 19h30 à 00h
Terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h30 à 01h
Sábado, das 12h às 17h e das 19h30 à 01h
Domingo, das 12h às 17h e das 19h30 à 00h
Telefone: (11) 3796-0090

Drinques