Topo

Drinques

Gin tônica com pinhão é a pedida do Esquina do Djalma, em Campos do Jordão

Gin Tônica com Pinhão, do Esquina do Djalma - Divulgação
Gin Tônica com Pinhão, do Esquina do Djalma Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em Campos do Jordão

15/07/2019 11h48

Para quem curte frio, julho é o mês perfeito para visitar a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. Por ali, as temperaturas caem bastante e é possível curtir o clima de montanha e apreciar a boa gastronomia local. No bar Esquina do Djalma, no vibrante bairro do Capivari, o chef Bruno Darlan dedicou-se a criar um menu que privilegia ingredientes da região, como truta e pinhão, aliados a preparos da cozinha contemporânea. Os drinques ficam por conta da bartender Daniela Prado, que revisita alguns coquetéis clássicos e traz pitadas de gastronomia molecular a bebidas consagradas, como o Sex on the Beach - servido numa banheirinha com o drinque em forma de espuma. Aproveitando o produto ícone de Campos do Jordão - o pinhão - Daniela deu seu toque pessoal para o Gin Tônica, usando o cumaru, uma especiaria brasileira bastante perfumada, com limão siciliano e zimbro.

Para acompanhar os drinques, vale começar pelos petiscos, como a barriga de porco preparada no sous vide, cozida por 15 horas, e servida com creme de limão cravo. O porco, aliás, tem bastante espaço no menu do chef e combina bem com a temperatura mais baixa e com os drinques da casa. "Procuro usar bastante os ingredientes frescos que encontro por aqui, que é o caso da truta. O porco também é de excelente qualidade. Alguns produtos ainda são incomuns para o público, como o tomate de árvore", diz o chef. Esse insumo, que lembra um tomate, porém mais alongado e com sabor mais refrescante e adocicado, entra no preparo de uma geleia que acompanha os dadinhos de tapioca com queijos provolone e meia cura, um dos destaques do cardápio, crocantes por fora e macios por dentro.

Se houver espaço para dividir mais petiscos, vale experimentar ainda a porção de arancini, bolinhos de risoto de abóbora cabotiá com ragu de porco, à moda italiana. A "pipoca" de torresmo também vale a mordida, muito crocante sequinha. Para compartilhar em uma turma grande, vale pedir o mix de salsichas artesanais, servido numa grande chapa com batatas e repolho roxo.

Dentre os principais, o risoto de arroz negro com truta defumada e pinhão se destaca, além da truta à Mantiqueira, servida com molho cremoso de maracujá e cuscuz marroquino de legumes e castanhas. Para finalizar, peça a mousse de chocolate, bem servida e com açúcar na medida.

O menu de bebidas oferece ainda opções de cervejas artesanais e chopes para quem deseja ir além dos drinques clássicos ou criativos. O destaque vai para a cerveja Djalminha, produzida pela Cervejaria Artesanal Caras de Malte, que também fica em Campos do Jordão. A bebida é uma IPL - Indian Pale Lager - 100% malte, desenvolvida exclusivamente para o bar.

Vai lá:

Av. Djalma Forjaz, 149, Capivari, Campos do Jordão - SP
Segunda a domingo, das 11:30 à 0h
Mais informações no Instagram da Esquina do Djalma.

Aprenda a fazer:

Gin Tônica com Pinhão, do Esquina do Djalma

Ingredientes:
100 ml de gin
200 ml de água tônica
1 limão siciliano
1 colher (sopa) de pinhão cozido descansado em cumaru
Zimbro a gosto
Gelo a gosto

Modo de preparo:
Em uma taça de boca bem larga, específica para o preparo de gin tônica, coloque pedras de gelo e uma rodela de limão siciliano. Acrescente o pinhão cozido que ficou descansando por algumas horas junto com o cumaru, uma especiaria brasileira, que dá aroma ao pinhão. Acrescente o gin e a água tônica, com cuidado. Com a ajuda, de uma colher bailarina, misture levemente o drinque e junte zimbro a gosto. Decore com um raminho de alecrim fresco e sirva.

Drinques