Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Pequenos crimes ambientais que você pode parar de cometer hoje mesmo

Juntar um monte de roupas para ligar a máquina é bom para o meio-ambiente e facilita a nossa vida. - Thinkstock
Juntar um monte de roupas para ligar a máquina é bom para o meio-ambiente e facilita a nossa vida. Imagem: Thinkstock

Luiza Sahd

Colaboração para o Urban Taste

06/08/2018 04h00

Crime ambiental é uma expressão muito forte, OK, mas em tempos de recorde de poluição, escassez e desigualdade no mundo, não custa nada perceber e evitar certos deslizes do dia a dia que podem parecer banais, mas deixam uma pegada de poluição importante para os herdeiros de nossas cidades.

Você teria um minutinho para escutar sobre gestos ingênuos que podem evitar maiores prejuízos ambientais, repensá-los e espalhar a palavra?

Dormir com o ar-condicionado bombando + cobertor

É uma delícia, ninguém pode negar. Agora, imagine se todo mundo praticasse esse prazer escuso todos os dias. Sem falar na conta de luz, o excessivo consumo energético não é bom para ninguém. Que tal equacionar melhor a temperatura ambiente e a quantidade de cobertas para economizar um pouco o planeta -- e por que não dizer, seus brônquios?

Tomar banhos desnecessariamente longos

Banho não é simplesmente um ritual de higiene, a gente sabe. Mas ficar pensando na vida com torneiras abertas enquanto ainda há um montão de racionamento de água no nosso entorno também é mancada. A água é o recurso natural mais importante do nosso planeta. Trate-a como a joia que é e não supere os dez minutos de banho sem um excelente motivo para isso.

Jogar óleo de cozinha na pia

Péssima ideia em todos os sentidos. Além de comprometer a tubulação da casa, você estará desperdiçando uma matéria-prima que serve para recursos diversos. No lugar de despejá-lo lambuzando a pia, procure o ponto de coleta mais próximo para entregar seu óleo usado.

Usar sacolas novas no supermercado

A reciclagem do plástico ainda é uma falácia mundo afora e pesquisas já constataram que há mais plástico no mar atualmente do que peixes. Nesse caso, não custa nada evitar a demanda usando a sua própria sacola reciclável -- que inclusive tem menos risco de se romper no meio da rua espalhando suas compras.

Poluição sonora

Pouca gente toca no assunto, mas amargurar a vida dos vizinhos (de casa ou do trabalho) também é uma forma de poluir um ambiente -- e nem estamos falando só de música alta. Quando estamos concentrados fazendo atividades cotidianas tipo uma simples faxina ou uma comida, não é comum pensar em espalhar o mínimo de ruído possível, mas é possível. Um mundo mais silencioso também é um mundo mais limpo.

Canudos

A polêmica da venda de bebidas com canudinhos de plástico foi importante nas últimas semanas por vários motivos -- inclusive para a gente lembrar das pessoas com necessidades especiais e saber que é impossível prescindir completamente deles. Se o seu caso não for esse, que tal passar a recusar o canudinho e beber seus bons drinques diretamente no copo?

Copo plástico no trabalho

Bebedouros de firma são playgrounds de produção de lixo desnecessário. Aquele copinho plástico que mal cabem dois goles de água pode muito bem ser substituído por canecas para cada funcionário. Menos produção de plástico = natureza mais limpa.

Lavar pouca roupa na máquina

Além de economizar água e energia elétrica, esperar juntar um monte de roupas para ligar a lavadora também facilita a nossa vida. Menos coisa para estender no varal, menos barulho de centrifugação, mais tempo para aproveitar a vida. Permita-se acumular um cesto de roupa suja bem cheinho e sinta a alegria de resolver tudo de uma vez só.

Veja também:

Cultura e lazer