Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Gosta de Negroni? Prove uma versão mais refrescante do clássico italiano

Drinque Negroni Estate, do bar Negroni - Joana Falconi / Divulgação
Drinque Negroni Estate, do bar Negroni Imagem: Joana Falconi / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

28/12/2018 04h00

Os apaixonados pelo drinque italiano Negroni, composto originalmente de gin, vermute e bitter, vão curtir a proposta do bar que leva o nome do coquetel, em Pinheiros, na Zona Oeste paulistana. No bar Negroni, além do clássico, são servidas diversas versões desse aperitivo, cuja autoria é atribuída ao conde Camillo Negroni, frequentador do Caffè Casoni, em Florença, nos idos de 1919.

Desde o início do mês, o bartender Chris Carijó renovou a carta do bar, trazendo coquetéis autorais que privilegiam um pouco mais de leveza e frescor para receber o verão que se aproxima. Dentre as novidades está o Negroni Estate, que leva Aperol, gin cítrico, amaro, sucos de laranja e limão siciliano e angostura. "É um drinque bem refrescante, aromático, leve, apropriado para o calor", diz Chris. "Estate, em italiano, significa justamente verão", afirma o chefe de bar da casa.

Chris trabalhou originalmente como barista e trouxe as influências do mundo do café para remodelar a carta do Negroni. Além disso, já trabalhou bastante com cachaça, outra de suas influências marcantes que trouxe. Além do Negroni Estate, também leva sua assinatura o Rabo de Galo Carijó, com base de cachaça com infusão de café e laranja, cynar e vermute tinto. "Tentei ao máximo manter o conceito da carta, porém trazendo as minhas experiências para oferecer um pouco mais de variedade para agradar diferentes públicos, com um pouco mais de leveza para os dias quentes", afirma Chris.

A carta traz outros drinques da coquetelaria clássica, como Dry Martini, Gin Tônica e Bloody Mary. O menu de comidinhas acompanha o estilo italiano da casa, com destaque para as pizzas de estilo napolitano, de massa fina e pouco recheio. Se a ideia é compartilhar petiscos, peça a caponata feita de berinjela, abobrinha, cebola roxa, pimentão, tomate assado e azeitonas, com pão da casa. O riso ao telefono, receita típica da Bota, é feito de risoto e recheado com muçarela, servido com tapenade. 

As sobremesas são poucas e boas, do pudim de leite condensado com calda de caramelo ao 1892, um bolo de chocolate meio amargo com ganache. E, claro, não poderiam faltar os tradicionais cannoli, rolinhos de massa crocante recheados com creme de ricota, limão siciliano e gotas de chocolate, feitos à moda italiana. 

Aprenda a fazer

Negroni Estate, do Negroni

Ingredientes:
30 ml de Aperol
30 ml de gin cítrico
20 ml de amaro
10 ml de suco de limão siciliano
30 ml de suco de laranja baía
15 ml de angostura
Pedras de gelo a gosto
1/2 rodela de laranja para decorar 
Folhas de manjericão a gosto para decorar

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com pedras de gelo, menos a rodela de laranja e o manjericão, e bata bem. Faça a coagem direto num copo alto, com bastante gelo. Decore com meia rodela de laranja e folhas de manjericão e sirva.
Dica: para fazer o gin cítrico, coloque 70g de casca limão siciliano e 100g de casca de limão taiti para 1,5 litro de gin e deixe em infusão de um dia para o outro. Coe, remova as cascas e coloque o gin na garrafa novamente. Descasque as frutas sem atingir a parte branca, que é amarga.

Vai lá

Negroni
Vai lá: Rua Padre Carvalho, 30, Pinheiros - São Paulo - SP 

Cultura e lazer