Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

No Rio de Janeiro de Kéfera, o que vale mesmo é se conectar com a natureza

Kéfera é uma das estrelas da novela "Espelho da Vida" - João Miguel Jr./TV Globo
Kéfera é uma das estrelas da novela "Espelho da Vida" Imagem: João Miguel Jr./TV Globo

Evandro Pimentel

Colaboração para o Urban Taste, no Rio de Janeiro

14/11/2018 04h00

Você pode ser fã dela faz tempo, de quando ela gravava vídeos para o YouTube de dentro de seu quarto em Curitiba, ou tê-la conhecido mais recentemente, como uma das vilãs da atual novela das 18h da Rede Globo, "Espelho da Vida". Seja qual for o caso, dificilmente você nunca ouviu falar em Kéfera Buchmann.

A curitibana, que iniciou sua carreira na internet em 2010 com o canal "5inco Minutos" – um dos primeiros do país a atingir 1 milhão de inscritos –, hoje tem no currículo filmes, livros, peças e aparições televisivas. E agora está no papel da personagem Mariane da novela global.

Veja também:

Morando em São Paulo desde 2014, Kéfera ganhou recentemente uma nova cidade do coração: o Rio de Janeiro. Sempre por lá para gravar a novela, a atriz global não perde uma oportunidade de se conectar com a natureza e indicou para a gente seis locais que adora visitar na capital fluminense. "São lugares que gosto de ir para meditar e pensar na vida, ler livros, estudar, ir com amigas conversar ou com o meu namorado para passar o dia", revela. "Lugares que me fazem sentir uma energia boa."

Praia da Reserva

Praia da Reserva, no Rio de Janeiro - Riotur / Divulgação - Riotur / Divulgação
Imagem: Riotur / Divulgação

A Praia da Reserva é daquelas bem tranquilinhas. Localizada entre as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, fica em uma área de reserva ambiental e é cercada por vegetação. "Eu adoro praia! Nasci em Curitiba, moro há alguns anos em São Paulo, então não posso estar perto de uma praia que quero correr para o mar", explica. Só não se esqueça de levar algo para comer e beber: por ser menos movimentada, na Praia da Reserva não há comércio e os vendedores ambulantes são raros.

Vai lá:
Av. Lúcio Costa, s/n, Barra da Tijuca.
Todos os dias, 24 horas.
Grátis.

Marina da Glória

Marina da Glória - Riotur / Divulgação - Riotur / Divulgação
Imagem: Riotur / Divulgação

Bem pertinho do centro da cidade fica a Marina da Glória, um porto náutico para esportistas e visitantes. O centro portuário inclui um cais flutuante, infraestrutura de apoio a embarcações turísticas e desportivas, lojas de conveniência e especializadas em material náutico e estacionamento privativo. "Tem restaurantes e bares interessantes", diz Kéfera. Reformado para as Olimpíadas de 2016, o local impressiona por sua beleza arquitetônica. "A Marina da Glória recebe eventos muito bacanas e, quando estamos lá participando de algo, podemos apreciar a vista. Une diversão e contemplação", explica. O espaço também disponibiliza cursos de vela, pesca e mergulho.

Vai lá:
Av. Infante Dom Henrique, s/n - Glória.
Segunda a sábado, das 8h às 23h.
Domingo, das 8h às 21h.
Telefone: (21) 2555-2200

Cachoeiras do Horto

Cachoeira do Horto, no Rio de Janeiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cachoeiras são uma ótima maneira de fugir da concentração de pessoas nas praias, relaxar e… Se refrescar? "Não mergulho com tudo, sou friorenta. Mas essa cachoeira é incrível, amei conhecer. Gosto muito de estar em lugares que trazem paz", diz. "Como tenho lido bastante, o som da água me traz tranquilidade e é uma forma de fazer uma meditação ativa." As Cachoeiras do Horto, na verdade, são um complexo com duas quedas d'água, a Quebra e a Box. Elas ficam dentro do Parque Nacional da Tijuca, um dos maiores da cidade e o parque nacional mais visitado do Brasil, com quatro hectares de Mata Atlântica. A dica para evitar muito movimento é ir entre 8h e 11h.

Vai lá:
Estrada Dona Castorina, s/n - Alto da Boa Vista.
Todos os dias, das 8h às 17h.
Grátis.
Telefone: (21) 2492-2250 / 2492-2253 / 3883-8800

Mirante do Leblon

Mirante do Leblon - Riotur / Divulgação - Riotur / Divulgação
Imagem: Riotur / Divulgação

"Acho que é um ponto muito legal para conhecer quando se está no Rio. E também para os cariocas", opina. Desse grande deque de madeira construído sobre rochas, é possível ter uma vista extraordinária das praias do Leblon, de Ipanema e do Arpoador. "Você consegue ver de lá toda a orla da Zona Sul praticamente. O Rio é uma cidade com belezas naturais incomparáveis." Para quem quiser, também dá para esticar o programa em quiosques e bares.

Vai lá:
Av. Niemeyer, s/n, Leblon.
Todos os dias, 24 horas.
Grátis.

Mirante Dois Irmãos

Mirante Dois Irmãos - Riotur / Divulgação - Riotur / Divulgação
Imagem: Riotur / Divulgação

"Assim como no Mirante do Leblon, lá temos uma visão privilegiada da cidade”, afirma. "Dá para ver as praias do Leblon, de Ipanema, a Lagoa e ainda o Cristo Redentor e o Corcovado.” Perfeito para curtir o pôr do sol, o Mirante Dois Irmãos fica no Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos, uma área de quase 40 hectares com trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground, tudo com iluminação e acesso para carros.

Vai lá:
Rua Aperana, 178, Leblon.
Terça a domingo, das 8h às 17h.
Grátis.
Telefone: (21) 2976-1558

Pedra do Arpoador

Pedra do Arpoador - Riotur / Divulgação - Riotur / Divulgação
Imagem: Riotur / Divulgação

"Não tem lugar melhor para contemplar o pôr-do-sol! Vou de bicicleta até lá e aproveito o clima do Rio, principalmente quando está quente. A galera que vai adora, as pessoas até aplaudem", conta. Musa de poetas e compositores, a Pedra do Arpoador é tombada pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Esse ponto entre o Forte de Copacabana e a Praia de Ipanema também é ótimo para a prática – e apreciação! – do surfe.

Vai lá:
Avenida Francisco Bhering, s/n, Ipanema.
Todos os dias, 24 horas.
Grátis.

Cultura e lazer